A Arcor do Brasil, por meio do Instituto Arcor, participou de uma série de atos públicos nas ruas de Campinas, envolvendo diversas organizações de defesa dos direitos de crianças e adolescentes atuando sob coordenação do Conselho Municipal de Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA). Na véspera do Dia Nacional, crianças, adolescentes e educadores que atuam no Jardim Satélite Iris tomaram as ruas da região com um cortejo que, além de cartazes e dizeres pedindo o fim da exploração sexual infanto-juvenil, também realizou apresentações musicais. Na manhã do dia 18, uma caminhada até o centro da cidade aglutinou diversos movimentos sociais em torno da causa.
A C&A aproveitou a data para interagir com motoristas de onze transportadoras que circulam em seus centros de distribuição em São Paulo e Rio de Janeiro. A ação foi providencial, já que há um alto grau de rotatividade no quadro dessas empresas e muitos dos novos caminhoneiros desconheciam os canais de denúncia contra crimes de exploração sexual de crianças e adolescentes. Houve distribuição do fôlderes da campanha Faça Bonito e um bate-papo informal com os motoristas, para reforçar a importância destes atuarem como agentes de proteção da infância nas estradas. Para avaliar a assimilação dos conceitos, os caminhoneiros passaram por um quiz interativo que sorteava brindes como o CD do Programa Na Mão Certa e uma pulseira da campanha Faça Bonito.
Na semana do 18 de maio, a Danone mobilizou monitores e supervisores de seus Centros de Distribuição espalhados por todo o país para sensibilizar suas transportadoras, ressaltando que a Danone, ao tornar-se signatária do Pacto Empresarial , visa inspirar seus fornecedores a seguirem o exemplo, alinhando valores para firmar uma grande frente de comprometimento com o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras. Por meio do PET — Programa de Excelência em Transportes, que incentiva boas práticas em sustentabilidade, segurança no trabalho e qualidade em toda a cadeia, a Danone fez uma convocação extraordinária para incentivar adesões ao Programa junto às transportadoras. Como resultado desta iniciativa, já fez com que 44 empresas se juntassem ao Pacto.
Realizando blitz na BR-101, uma das rodovias federais que mais concentra pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes, a Eka Bahia distribuiu o folder do 18 de maio e um adesivo com a flor símbolo da causa a 700 motoristas que passavam na altura do município baiano de Eunápolis. Com o apoio do CREAS local, a empresa organizou uma grande passeata no centro da cidade com a participação de alunos de um colégio municipal, que carregaram faixas e cartazes ressaltando a importância de defender e promover as premissas do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Lançando mão de diversas atividades direcionadas tanto ao público interno quanto ao externo ao longo da semana do 18 de maio, a Gerdau informou e sensibilizou mais de mil pessoas. Suas unidades em Ouro Branco e Divinópolis (ambas em Minas Gerais) realizaram blitz educativas nas estradas, e no município de Barão de Cocais (MG), abordagens e distribuição de panfletos movimentaram o centro da cidade. A empresa investiu na sensibilização de seus caminhoneiros por meio de sessões de cinema com o filme Anjos do Sol , que trata da temática e induz seus espectadores à reflexão. Em São Paulo, promoveu palestras sobre temas tratados pelo Projeto de Educação Continuada do Programa, como segurança nas estradas, vida sexual e álcool e drogas.
No 18 de maio, a Central de Abastecimento (CEASA) de Belo Horizonte foi palco de uma ação de adesivagem para engajar os milhares de caminhoneiros que circulam ali diariamente. A iniciativa resultou de parceria do Instituto ABAD e da Associação de Atacadistas e Distribuidores de Minas Gerais — ADEMIG com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE). A ADEMIG mobilizou sete de suas afiliadas (Atende, Embrasil, Época, Megalog, Supernosso, Villeforte, Veminas) — todas signatárias do Pacto Empresarial e qualificadas para agirem na sensibilização de motoristas — para abordar os caminhões que entravam pelas guaritas do CEASA, explicando a importância de participarem no enfrentamento da exploração sexual infanto-juvenil nas estradas, ao mesmo tempo em que entregavam adesivos alusivos à causa.
Os caminhões da InterCement fizeram tremer a cidade de Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, próximo ao Porto de Suape. Puxada por um carro de som, a carreata botou nas ruas da cidade, em plena manhã de sexta-feira, 20 veículos pesados, entre ônibus e caminhões. A manifestação, promovida em parceria com a divisão local do Sest/Senat, simbolizou o apoio dos caminhoneiros à causa. Logo após, cerca de 600 crianças de 10 e 14 anos mobilizadas pela InterCement em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação iniciaram uma caminhada de conscientização no centro da cidade. De volta à planta, os caminhoneiros foram atendidos na sala de motoristas para realizarem testes de glicose, pressão arterial, massa corporal e glicemia.
A SABB — Sistema de Alimentos e Bebidas do Brasil, joint-venture formada pela Coca-Cola Brasil e seus fabricantes regionais, estima ter impactado aproximadamente 300 motoristas ao mobilizar, em cinco estados (Alagoas, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo), suas oito unidades que contam com operação logística. Em cada uma delas, um multiplicador apresentou o filme O Brasil Na Mão Certa e distribuiu aos caminhoneiros o CD do Programa Na Mão Certa. A SABB também priorizou a divulgação do 18 de maio em suas ações internas de comunicação: partindo do dia 14, o circuito de TV da empresa exibiu O Brasil Na Mão Certa; na intranet, foi inserido o banner da campanha Faça Bonito.
Promovendo passeatas, blitz em estradas e palestras com funcionários e fornecedores, a Yamana impactou mais de 2,2 mil pessoas em cinco dias de ações. Em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, agentes da Yamana abordaram mais de 500 caminhoneiros em dois pontos da BR-153, no norte de Goiás. A empresa também se articulou com Conselhos Tutelares de três municípios (Alto Horizonte, Campinorte e Nova Iguaçu de Goiás) para mobilizar crianças da rede pública de ensino em caminhadas educativas. Para dar o exemplo, as mensagens de enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes estavam presentes no circuito interno de TV da Yamana e nos fôlderes distribuídos entre seus motoristas.