Programa Na Mão Certa

Ações especiais do 18 de maio: empresas de logística e transportadoras

ANFIR — Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários, que reúne 152 associados e 1822 afiliados entre micro, pequenas, médias e grandes empresas ligadas ao segmento de transporte de cargas, incluiu em sua newsletter disparada para todas suas agregadas a mensagem da  Childhood Brasil  que destaca a origem da data do 18 de maio e convoca empresas a se mobilizarem em prol do enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes, disponibilizando o endereço eletrônico para download das peças da campanha Faça Bonito.

A Augusta Internacional fez um trabalho intensivo de sensibilização interna. Partindo do 18 de maio, a empresa organizou palestras e reuniões ao longo de quatro dias em suas duas unidades, localizadas em Venâncio Aires (RS) e Araranguá (SC). Seu departamento de Qualidade foi responsável por distribuir a todos os colaboradores e motoristas próprios, agregados ou terceirizados os materiais alusivos à causa, como cartazes e fôlderes da campanha Faça Bonito. Muitos dos motoristas conheceram pela primeira vez o objetivo do Programa de transformar caminhoneiros em agentes de proteção da infância nas estradas, e elogiaram a iniciativa.

Na cidade goiana de Rio Verde, onde fica sua matriz, a Brasil Central promoveu na véspera do 18 de maio uma blitz na BR-060, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal. Junto com agentes do CREAS (outra parceira na ação), funcionários da empresa, vestindo a flor-símbolo da luta pelos direitos de crianças e adolescente na camiseta, distribuíram panfletos e adesivos a caminhoneiros no trecho entre o posto da PRF e o acesso ao município, e também em postos de gasolina da cidade, ressaltando a importância da participação dos motoristas nesta causa. A transportadora organizou uma passeata em parceria com o Sest-Senat na principal avenida de Rio Verde para mobilizar a população.

A C.A. Rezende reservou o dia 18 para ações impactando seus motoristas agregados. Em Salvador, onde fica sua matriz, todo seu quadro administrativo e sua gerência comercial apareceram no pátio vestindo a camiseta com a flor-símbolo da data. Ao longo do dia, cerca de 50 motoristas ganharam o folder confeccionado especialmente para o 18/05 e também o CD com as mensagens do radialista Pedro Trucão.

 

No Rio Grande do Sul, a Coopercarga desenvolveu ações para marcar a data. Em Canoas, foi feita uma “parada” no expediente para que motoristas recebessem o material da campanha, além de dicas de como auxiliar no enfrentamento à exploração sexual infanto-juvenil. A ação também foi realizada em Concórdia (SC), onde foram distribuídos o CD do Programa Na Mão Certa e alguns dos Guias da Educação Continuada de Caminhoneiros. Na filial de São Paulo, rodas de conversa trabalharam o tema junto aos motoristas, que enalteceram a importância desse posicionamento da Coopercarga.

A Frilog, que possui filiais em São Paulo, Rio de Janeiro e Itaperuna (RJ), sabe que uma das melhores maneiras de difundir uma campanha entre seus colaboradores é pela fixação de anúncios e decorações temáticas nos murais, que também divulgam programas, benefícios e procedimentos internos da empresa e são lidos com frequência. Aproveitando o sucesso da campanha para o Dia das Mães promovida na semana anterior, foram organizados murais para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes com textos que orientavam os funcionários para denunciar crimes e sensibilizavam-nos para a gravidade deste problema social.

Visando contextualizar a data do 18 de maio a seus funcionários, a Golden Cargo destacou em seu treinamento interno o Caso Araceli, a história ocorrida em 1973 que chocou o Brasil pela brutalidade do crime — a vítima, após ter seus direitos violados, foi encontrada carbonizada — e pela impunidade, já que seus agressores nunca foram responsabilizados. O fato da menina Araceli, como comprovaram as investigações, ter sido usada pela própria mãe para entregar drogas, abriu a discussão da importância de se envolver a sociedade no tema, já que as vítimas de violência sexual muitas vezes não contam com o apoio dos responsáveis, pois nestes casos as pessoas de sua própria família podem se comprometer. A exibição do filme Anjos do Sol também ajudou a sensibilizar os funcionários à causa.

O Grupo Osper chamou a atenção da sociedade para o enfrentamento da exploração sexual com uma blitz educativa em diferentes pontos do município de Pará de Minas, no centro-oeste mineiro — mais especificamente em um posto da Polícia Rodoviária, um posto de abastecimento e na saída para o município vizinho de São José da Varginha. Feita em parceria com o Programa Na Mão Certa, o Conselho Tutelar e a Secretaria de Assistência Social do município e a Polícia Militar, a ação reforçou a data a motoristas e passageiros e os orientou para denunciarem casos de abusos infanto-juvenis.

Em sua unidade em Porto Alegre, a Kuehne+Nagel reforçou, em seus treinamentos dos dias 17 e 18 de maio, a importância de uma atuação profissional cidadã e responsável, comprometida com os objetivos do Programa Na Mão Certa para o enfrentamento da exploração sexual infanto-juvenil. Durante todo o dia 18, em todas suas filiais do estado do Rio Grande do Sul, voluntários do setor Frota conversaram sobre o assunto com motoristas que entravam na empresa, os quais também receberam fôlderes informando sobre a campanha Faça Bonito.

A sensibilização pelo 18 de maio foi promovida na matriz da Mercotrans Transportes, em Recife, e em suas filiais no estados da Bahia e São Paulo. Os funcionários da empresa receberam os fôlderes do Dia Nacional, as camisetas alusivas à campanha Faça Bonito e os guias do Projeto de Educação Continuada. Também foi exibido o longa O Brasil Na Mão Certa para os colaboradores que ainda não haviam entrado em contato com o compromisso assumido pela empresa para acabar com a exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas.

No dia 19, a Nova Minas reuniu caminhoneiros em sua unidade em Limeira (SP), entre eles muitos agregados apenas recentemente familiarizados com a empresa. Por isso, tratou de informá-los do compromisso da transportadora com o Programa Na Mão Certa. Além de divulgar os principais canais de denúncia, a gerência de frota da Nova Minas promoveu um debate que reativou a identificação dos motoristas com o tema: a precariedade dos poucos postos de parada existentes ao longo das rodovias lhes fez lembrar de locais cujas condições e características vulnerabilizam a integridade de crianças e adolescentes.

A Oriente Logística, por sua vez, encaminhou a todos seus colaboradores a mensagem para o Dia 18 de maio do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, que reforça “a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis”. A empresa encorajou seus membros a assinar seus e-mails com a flor-símbolo dos direitos da criança e do adolescente e a enviar o comunicado para todos seus contatos, no intuito de potencializar a conscientização das pessoas sobre a data e sobre a causa.

Presente em nove estados de das regiões Sul, Sudeste e Nordeste, a Patrus realizou em suas mais de 60 unidades uma blitz interna para distribuição de materiais de sensibilização à causa. No dia 18, equipes do Instituto Marum Patrus, que planeja e executa as ações de responsabilidade social da empresa, percorreram os restaurantes e os postos de trabalho operacionais e administrativos para distribuir aos colaboradores fôlderes da campanha Faça Bonito e dois dos volumes do Projeto de Educação Continuada do Programa (a edição especial Guia do Agente de Proteção e o Volume 2 — Os Direitos da Criança e do Adolescente). No ato da entrega, os funcionários ouviram uma breve explicitação dos conteúdos disponibilizados e foram incentivados a participar da causa como agentes de proteção da infância nas estradas.

Na Santos Brasil, a causa do enfrentamento foi reforçada de uma maneira inusitada: dois atores encenaram uma peça de teatro baseada no CD do Programa Na Mão Certa, incorporando os personagens dos guias do Projeto de Educação Continuada Geraldo e Marcelo — caminhoneiros e fãs do Pedro Trucão, eles fazem uma entrada especial no programa do radialista para discutir o tema exploração sexual de crianças e adolescentes . Marcelo, o mais jovem, não compreende a noção de infância, os motivos que levam crianças a serem exploradas e é condescendente com quem procura esses serviços. Interagindo com seu experiente colega Geraldo e com os caminhoneiros na plateia, o personagem muda sua opinião ao final do ato. Também no dia 18, a empresa dispôs sobre todas as bandejas de seu refeitório um papel alusivo à campanha.

A Trans War, transportadora localizada em Campinas, escolheu o dia 18 para abrir janelas nas atividades dos turnos diurnos e vespertinos para sensibilizar seus profissionais à causa. O departamento de RH da empresa reuniu seus motoristas em dois momentos para lhes distribuir a cartilha do Dia Nacional, acompanhadas de um brinde.

 

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