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Cases indicam caminhos para uma atuação eficiente

Como forma de estímulo e inspiração às signatárias no desenvolvimento das ações de enfrentamento, na parte final do 5º Encontro Empresarial foram apresentados quatro cases empresariais, selecionados em diferentes setores da cadeia produtiva a partir de suas bem-sucedidas soluções de mobilização.

CART (Concessionária Auto Raposo Tavares) – Apresentado pela analista de desenvolvimento social, Cassiana Caglioni, o case da CART ressalta a importância das parcerias para um bom desempenho no enfrentamento.

Responsável por 444 km de rodovias que cortam 27 municípios, a CART é signatária desde 2009 e vem desenvolvendo com sucesso os compromissos do Pacto Empresarial. Um de seus trunfos, conforme explica Cassiana, são as iniciativas realizadas junto a instituições como universidades, escolas, postos, estabelecimentos comerciais, polícias militar e rodoviária, órgãos públicos e de imprensa, conselhos tutelares, promotorias e, evidentemente, caminhoneiros.

Para a formação de agentes de proteção, a empresa também lança mão de diversos recursos como campanhas temáticas, blitz educativas, programas de rádio e TV, palestras, passeatas, exibição de filmes, revistas, outdoors, folhetos, brindes e outros. “Todas essas ações com certeza só são efetivadas por conta de nossos parceiros, sem os quais não conseguiríamos desenvolver tantos projetos”, diz Cassiana. “Com isso, a CART passou a ser vista como uma empresa responsável e, inclusive, tem sido chamada para outras ações”.

Gerdau – Danilo Farias de Moraes, do setor de logística da Gerdau Corte e Dobra, apresentou o case da empresa para sensibilizar e mobilizar seus colaboradores espalhados por diversas operações no país.

Com unidades em 14 países e 45 mil colaboradores, a Gerdau é uma das maiores fornecedoras de aços especiais do mundo. Signatária desde 2007, uma de suas principais ferramentas para impactar seus quadros é o “Dia D”, uma iniciativa que, durante 15 minutos, interrompe as operações de logística em todas as unidades da empresa. O objetivo desta estratégia inovadora é atingir toda a cadeia produtiva com ações de sensibilização.

“Para isso, contamos com o envolvimento da alta gestão e estimulamos a criação de pontos focais nas regionais, sempre apostando na sinergia, no monitoramento e na valorização do caminhoneiro”, detalha Danilo. Com o apoio do Instituto Gerdau, a empresa vem investindo na melhoria das condições de trabalho dos caminhoneiros, vistos como principais agentes de transformação. “Que nossa experiência, que inclusive já impacta outros países, sirva de inspiração aos signatários e aos que ainda pensam em assinar”, opina.

Walmart – Apresentado por Adriana Mariano, gerente de responsabilidade social do Instituto Walmart, o case mostrou como a empresa articula uma ação criativa para mobilizar os colaboradores dos Centros de Distribuição.

Signatária desde 2010, a Walmart conta com 500 lojas e mais de 80 mil funcionários em 18 Estados brasileiros. Sem possuir frota própria, a empresa enfrenta o desafio de capacitar seus colaboradores com um projeto de três programas jornalísticos transmitidos ao longo do ano em sua rede interna, a TV Walmart. Visando formar uma rede de proteção, os programas abordam direitos da criança e do adolescente, relações familiares e agentes de proteção.

Dinâmico e interativo, o projeto pretende qualificar 100% de seus mais de 5 mil colaboradores dos CDs e também inclui o monitoramento dos resultados com questionários de avaliação. Com a grande receptividade, o programa foi inclusive apropriado pelo Comitê Gestor. “Participar desse movimento trouxe um aprendizado sobre a importância de se abrir um espaço de diálogo interno”, diz Adriana. “Cada vez mais procuramos envolver o público e queremos atuar em escala, conciliando o projeto com a agenda dos outros treinamentos”.

Santos Brasil – Incluindo uma ação maciça de mobilização, foco na capacitação de pontos focais e multiplicadores e envolvimento de gestores e líderes, o case foi apresentado por Ricardo Molitzas, diretor de logística da empresa.

Com terminais em diferentes Estados, atualmente a Santos Brasil é a maior operadora de contêineres do país. Atuando com logística portuária, a empresa centra esforços na conscientização dos caminhoneiros que prestam serviços em suas unidades. Em uma ação de divulgação que envolveu multiplicadores e pontos focais no Dia do Caminhoneiro, a empresa conseguiu impactar milhares de profissionais internos e externos, inclusive de outras empresas.

Signatária desde 2009, a estratégia da Santos Brasil também inclui treinamentos mensais, divulgação em veículos institucionais, inserção do logo do programa em documentos operacionais e na intranet, adesivagem da frota, distribuição de material educativo, formação de motoristas líderes, sorteios, pesquisas e entrevistas. “Mesmo com o ritmo acelerado, procuramos não causar impacto negativo na abordagem”, explica Ricardo. “Ao longo do tempo, aprendemos como modificar as ações, visando um resultado melhor”.

 

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