Neste ano, o Programa Na Mão Certa realizou 33 oficinas voltadas à qualificação de signatárias para o desenvolvimento de políticas de responsabilidade corporativa e formação de agentes de enfrentamento. O total de oficinas realizadas ao longo de 12 meses se aproximou ao acumulado entre os anos de 2007 e 2010, que contabiliza 36 eventos.
No total, o Programa capacitou 385 profissionais — deste montante, 205 atuarão como pontos focais e 180 como multiplicadores. Todos eles entraram em contato com os instrutores da Childhood Brasil, cujo trabalho é dar apoio contínuo à implantação de ações efetivas pelas signatárias, auxiliando-as a cumprir os compromissos assumidos com o Pacto. Durante as explanações, estratégias e cronogramas são elaborados para que as empresas aprofundem o envolvimento dos colaboradores, melhore as condições de trabalho do caminhoneiro e apoie iniciativas como ações para divulgação do tema e projetos de reintegração de vítimas.
O Ciclo de Workshops Regionais foi composto por 10 edições. O principal objetivo é atender às empresas signatárias em geral em todas as regiões do Brasil. As edições ocorreram em São Paulo, Curitiba, Goiânia, Rio de Janeiro, Campinas (SP), Porto Alegre, Salvador, Belo Horizonte. Fortaleza e Recife. Os eventos tiveram o apoio regional das entidades empresariais Fecombustíveis, Setcepar, Setcergs e Sindicamp, bem como das empresas Belcar e Gerdau.
Foram promovidas no total 13 oficinas In-Company, que atenderam a oito signatárias. A maior parte delas (cinco) investiu tanto na formação de pontos focais (pessoas que se tornarão responsáveis pelo contato entre o Programa e a alta direção da empresa e atuam como gestores do Programa dentro da signatária) quanto de multiplicadores (colaboradores que aplicarão o Projeto de Educação Continuada junto aos motoristas para torná-los agentes de enfrentamento).
Trata-se de um modelo diferenciado, feito para atender a necessidades específicas das empresas, seja de envolver seus fornecedores no Programa, seja de preparar seus funcionários para colocar em prática os compromissos assumidos no Pacto Empresarial. A característica deste modelo é a flexibilidade quanto a datas e locais de treinamento.