Programa Na Mão Certa

Aumento de adolescentes grávidas no Norte e Nordeste impressiona

Enquanto as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste comemoram uma redução absoluta, nos últimos 15 anos, do número de jovens grávidas com até 19 anos, Norte e Nordeste apresentam uma alta de 58% e 55% (bem acima do aumento populacional). Essa é a conclusão do DataSus, banco de dados do Sistema Único de Saúde, que acaba de ser divulgado.

O estudo mostra que no Nordeste, os casos de gravidez na adolescência aumentam ao mesmo tempo que a exploração sexual às margens das rodovias, em especial da BR-101. Em 80% dos municípios cortados pela rodovia BR-101, o índice de gravidez na adolescência é maior do que a média dos Estados.

Na Bahia, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte existem cidades em que 30% das adolescentes ficaram grávidas. Na cidade de Teolândia, cortada pela BR-101 e BR-420 na Bahia, 35% das crianças ou adolescentes engravidaram.

A realidade apontada pelo DataSus confirma a pesquisa da Childhood O perfil do caminhoneiro, realizada entre 2005 e 2010. O estudo mostra uma queda no número de adultos envolvidos com a exploração sexual de crianças e adolescentes no país, com exceção das regiões Norte e Nordeste. Essas regiões “continuam sendo as mais citadas pelos caminhoneiros como locais onde há predomínio de crianças e adolescentes sendo explorados", diz a pesquisa da Childhood.

Rosana Junqueira, coordenadora da Childhood Brasil, admitiu que mesmo com a fiscalização intensa dos últimos anos, o problema persiste. Ao Portal UOL, Rosana disse que o crime é dinâmico e migra de local para despistar sua atuação. “O enfrentamento deve ser realizado de forma integrada”, diz a coordenadora. “Não podemos subestimar essa rede, pois é muito grande e anda sempre muito perto do tráfico de drogas e do roubo de carga”.

Por isso, o papel do caminhoneiro é fundamental para tentar reduzir esses índices, alerta Rosana. Por meio de campanhas de conscientização junto a esses profissionais, a Childhood os mobiliza para atuarem como agentes engajados no combate da exploração sexual infantojuvenil. Dessa forma, eles se tornam cientes das mazelas e dramas sociais que o tema acarreta, além de disseminadores de informações úteis na denúncia do crime.

 

  Leia também  

Reunião de núcleos acena com Comitê Consultivo Unificado
Concerto regido por João Carlos Martins reverte renda para a Childhood Brasil
Ação Empresarial: Veracel
Ação Empresarial: Eka Bahia
Ação Empresarial: InterCement
Ciclo de Workshops Regionais
Globo Estrada Na Mão Certa
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar