Programa Na Mão Certa

Ação Empresarial: Gerdau Cosigua

Fundada em 1961, a Gerdau Cosigua ocupa atualmente uma posição de destaque entre as plantas siderúrgicas nacionais como uma das maiores exportadoras de laminados não planos e uma das maiores produtoras de aços longos da América Latina.

Signatária do Programa na Mão Certa desde 2007, a Gerdau Cosigua atua para melhorar continuamente as condições de trabalho do caminhoneiro e estabelecer relações comerciais com fornecedores que também estejam compromissados com os princípios de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras.

Em 2010, a empresa iniciou um trabalho de conscientização voltado para as transportadoras que atuam em seu processo de produção, disseminando os temas abordados pelo Programa na Mão Certa e incentivando a adesão ao Pacto Empresarial. "Oferecemos material do Programa e as próprias transportadoras ministram palestras, treinamentos e ações comunitárias", explica Diogo Mac-Cord, analista de logística da Gerdau Cosigua.

Um ano depois, os esforços já começam a render bons resultados. Um exemplo é a parceria com a transportadora Transfuturo, que passou a investir no bem-estar dos motoristas e colaboradores terceirizados que passam pelo seu pátio em Barra Mansa/RJ.

As melhorias incluem a disponibilização de serviços mecânicos e a construção de uma área específica para abastecimento, mas também uma importante reforma estrutural. “Foi realizada uma ampliação da área comum aos motoristas em seu centro de distribuição”, explica Diogo. “Além disso, os banheiros e o restaurante para caminhoneiros foram reformados e foi criada uma sala de espera com mesa de sinuca e sala para treinamento, onde inclusive são realizadas palestras sobre o Programa Na Mão Certa durante a semana da qualidade e segurança”.

Outra ação que a Transfuturo está desenvolvendo nas instalações é a construção de uma sala para atendimento médico. "O objetivo é cuidar da saúde dos motoristas que passam pelo nosso CD, oferecendo exames gratuitos e consultas", finaliza Diogo.

 

  

 

  Leia também  

Ciclo de Workshops Regionais começa em São Paulo
Colóquio debate vulnerabilidade e situações de risco
Apoio Institucional: Grupo Toniato
Ação Empresarial: Rovan Transportes
Ação Empresarial: InterCement
5º Encontro Empresarial Na Mão Certa
Ciclo de Workshops Regionais
Globo Estrada Na Mão Certa
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar