Programa Na Mão Certa

Apoio Institucional: Patrus

Fundada em Minas Gerais em 1973, a Patrus Transportes Urgentes é uma das empresas que apoiam financeiramente a comunicação institucional do Programa Na Mão Certa em 2011.

A Patrus está presente em nove Estados do Brasil e contribui com diversas iniciativas para o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras. Seu braço de responsabilidade social – o Instituto Marus Patrus (IMAP) – foi inaugurado em 2008 com o objetivo de investir na promoção humana, disseminando conhecimentos, valores e atitudes solidárias que criem uma rede de ações permanentes a serem realizadas em todas as regiões do país onde a empresa atua.

Um dos principais projetos apoiados é o Proteja Nossas Crianças, uma campanha criada pelo Governo do Estado de Minas Gerais ainda em 2008 para combater a violência sexual contra crianças e adolescentes. A Patrus divulga o número para denúncias em seus caminhões, de forma a reforçar o trabalho da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE).

A empresa e o Instituto também apoiam o Programa Na Mão Certa com a realização de blitz educativas, ações de conscientização e outras iniciativas inovadoras de treinamento de caminhoneiros, como o Programa Direção Consciente.

Projeto inédito entre transportadoras, o Programa Direção Consciente inclui uma van adaptada que percorre as 59 unidades da empresa espalhadas pelo país com o objetivo de disseminar informações. “São caminhoneiros falando com os próprios caminhoneiros sobre assuntos contundentes do seu cotidiano”, explica Olga Mendes, Assistente Social do Instituto Marus Patrus.

A partir do conteúdo do Programa Na Mão Certa, a ação do Programa Direção Consciente procura destacar o papel social do caminhoneiro e demais colaboradores. “Usamos o Guia Na Mão Certa para falar com eles sobre a importância de sua atuação nas estradas”, diz Olga. “Aliás, também usamos o material em nossas reuniões internas com o administrativo, uma vez que – no nosso entendimento – todos na empresa devem participar desse enfrentamento e não apenas os caminhoneiros”.

A primeira etapa do Programa Direção Consciente – que também traz dicas de direção, informática e saúde – vai até outubro, mas já há previsão para se tornar um projeto fixo, com a variação dos temas abordados. “Nossa meta com esse projeto é conseguir trabalhar todos os assuntos propostos pelo Programa Na Mão Certa”, finaliza Olga.

 

  Leia também  

5º Encontro Empresarial ocorrerá no dia 5 de outubro
Prazo para atualização cadastral é prorrogado
Transportadoras debatem atuação responsável
Ação Empresarial: Santos Brasil
Ação Empresarial: Vopak
Globo Estrada Na Mão Certa
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar