Um dos eventos instrutivos mais completos do Brasil, o 10º Seminário Nacional Manuseio e Transporte de Produtos Perigosos foi realizado em São Paulo nos dias 29 e 30 de junho para debater os deveres e responsabilidades das empresas transportadoras e expedidoras de produtos perigosos.
Visando contribuir para um transporte mais seguro, o Seminário contou com a participação de profissionais dos principais órgãos ligados ao segmento, como CETESB, Polícia Militar Rodoviária, ABNT/CB 16, Comando de Policiamento de Trânsito, Corpo de Bombeiros e Companhia de Engenharia de Tráfego, que trataram de temas como legislação, fiscalização, normas de segurança contra incêndio, transporte aéreo, marítimo e terrestre, gestão de seguros, prevenção de acidentes, gerenciamento de atendimento emergencial e outros.
Apresentação – Para atrair mais signatários neste importante segmento, Eva Cristina Dengler, Consultora da Childhood Brasil, apresentou o Programa Na Mão Certa e convidou as empresas do setor a integrarem o rol de apoiadores da causa – o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias em todo Brasil. A ocasião não poderia ser mais propícia, uma vez que o público era formado majoritariamente por diretores, gerentes e chefes que lidam diretamente com os caminhoneiros.
O espaço para a apresentação foi cedido pela signatária ASSOCIQUIM (Associação Brasileira dos Distribuidores de Produtos Químicos e Petroquímicos). “Além de sério, confiável e de extrema importância, o Programa Na Mão Certa é alinhado com a missão, princípios e visão estratégica de nossa própria associação”, diz Glória Benazzi, Coordenadora do Processo de Distribuição Responsável (PRODIR) da ASSOCIQUIM. “Ceder espaço para o Programa, portanto, é nossa forma voluntária de contribuir para sua divulgação e expansão”.
No mesmo espaço, a Gafor Logística apresentou um case com as principais ações de enfrentamento realizadas recentemente pela empresa. “Temos observado uma grande preocupação por parte dos nossos caminhoneiros e seu crescente interesse em compartilhar as informações com a família e amigos”, afirma Marta Regina Ribeiro Ferreira, Analista de Treinamento e Desenvolvimento da Gafor. “Por isso, queremos que o assunto torne-se um programa de educação continuada na empresa”.
Já a realização do evento ficou a cargo da Indax Advertising, empresa que publica o Manual de Autoproteção, Manuseio e Transporte de Produtos Perigosos, uma referência do segmento. “Para nós, todo programa social é de fundamental importância, principalmente quando se tratam de iniciativas que contribuem para o avanço ético do país”, avalia Fabiana Rosati, do Atendimento da Indax. “É por isso que, desde 2008, sempre abrimos espaço para a exposição do Programa Na Mão Certa junto ao seleto público do setor que nos acompanha”.