Programa Na Mão Certa

Minissérie Que Exploração É Essa? aborda o tema de forma didática

Iniciativa inédita na televisão brasileira, Que Exploração É Essa? é uma parceria do Canal Futura e da Childhood Brasil que começou em 2009 com a produção de uma série televisiva com cinco episódios. Os programas utilizam bonecos animados para contar histórias vividas por um caminhoneiro ao lado de seu filho adolescente.

Nas jornadas pelas estradas brasileiras, os personagens encontram diversas situações de exploração sexual infanto-juvenil, abuso de poder, pedofilia e aliciamento de crianças e adolescentes. O caráter didático da série se acentua quando a dupla procura encontrar a melhor maneira de agir em cada situação.

Antes da elaboração da série – que foi produzida pela Casa de Cinema de Porto Alegre – foram realizadas diversas pesquisas e fóruns temáticos que envolveram mais de 50 instituições ligadas às redes de proteção à infância, até se chegar à melhor forma de abordar o tema.

“No final, o Canal Futura conseguiu abordar um assunto muito difícil de forma didática”, avalia Erika Kobayashi, Coordenadora de Programas da Childhood Brasil. “Acreditamos inclusive que, pela qualidade atingida, o programa seja um incentivo importante para a elaboração de políticas públicas que busquem encontrar soluções que minimizem o problema – o que já vem acontecendo em municípios do Rio de Janeiro”.

Produzida especialmente para contribuir com o enfrentamento à exploração sexual de crianças de adolescentes nas estradas, desde então a minissérie vem sendo disponibilizada junto a um kit educativo. Distribuído em escolas e empresas, o kit é composto pela série televisiva na íntegra, depoimentos dos realizadores, programas jornalísticos referentes ao tema produzidos pelo Canal Futura e um CD-ROM com conteúdos exclusivos. “Quando trabalhamos esse kit em sala de aula, conseguimos atingir não só o educador, mas também a criança e o adolescente”, diz Érika. “A minissérie também pode ser usada com outros públicos, conscientizando caminhoneiros, por exemplo”.

Os cinco episódios e outras informações sobre a minissérie podem ser acessados no site: http://www.futura.org.br/queexploracaoeessa.

 

  Leia também  

Atualização cadastral termina em 31 de julho
Apoio Institucional: CELESC
Apoio Institucional: JSL
Ação Empresarial: Rota das Bandeiras
Ação Empresarial: SETCERGS
Globo Estrada Na Mão Certa
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar