Signatária do Pacto Empresarial desde setembro de 2010, a Treelog é um exemplo na busca de melhores práticas empresariais e valoriza importantes ações no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas.
Operadora logística do Grupo Abril e referência nacional na distribuição porta a porta de publicações, a Treelog implantou o Programa Direção Certa com o objetivo de melhorar o sistema de transportes em todas as etapas, não só no que diz respeito à qualidade dos serviços, como também à qualidade de vida de todos os envolvidos nas operações.
Baseados nos pilares desempenho, segurança e sustentabilidade, os indicadores do Programa servem de base para o monitoramento e o aprimoramento dos serviços, sendo inclusive utilizados como critérios de avaliação e premiação dos fornecedores que atingirem as metas.
“Um dos alicerces deste programa é a sustentabilidade, não só a ambiental, como também a social”, diz Luís Castex, diretor de Planejamento, Programação e Transportes da Treelog. “Por isso, sermos signatários do Programa Na Mão Certa é algo muito importante para nós”.
Uma das ferramentas utilizadas pela empresa é o Guia Direção Certa, uma publicação impressa concebida na forma de perguntas e respostas e que traz informações sobre saúde, manutenção, logística, direção defensiva, responsabilidade social e como agir ao se deparar com situações de exploração.
Nesse ponto, o Guia Direção Certa reforça o enfrentamento com dicas e conselhos dirigidos aos caminhoneiros, considerados como peças fundamentais para a empresa. A publicação também divulga o Disque 100 (para denúncias) e faz chamada para a adesão de outras empresas.
O material integra o processo contínuo de conscientização que a empresa busca disseminar entre todos os seus fornecedores. Nesse sentido, o investimento na educação é fundamental. “Precisamos manter acesos os ideais que movem este programa, para que eles são se percam no dia a dia”, avalia Castex.
Oficina – Especificamente em relação ao problema, a empresa também utiliza outras ferramentas. No dia 26 de maio, por exemplo, a Treelog realizou uma oficina in-company de capacitação de pontos focais da qual participaram 24 fornecedores de transporte.
“Queríamos avançar mais dentro do programa e, para isso acontecer, precisaríamos formar os pontos focais dos nossos fornecedores”, explica Andréa Shida, analista responsável pela manutenção do programa na área de Transportes . “Os fornecedores interagiram bastante e, assim, tivemos um ótimo retorno”.
O sucesso do Programa Direção Certa se reflete nos resultados positivos atingidos até o momento, como a adesão de 90% dos fornecedores ao Pacto Empresarial Contra Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras, ferramenta do Programa Na Mão Certa, e a redução de 72% na média mensal dos acidentes após a realização de treinamentos de Direção Defensiva.
Agora, o objetivo da empresa é intensificar o processo de valorização e conscientização dos caminhoneiros. “Acreditamos que o desafio é grande, mas possível de atingir. É um processo de aprendizagem mútua e contínua e, daqui para frente, queremos avançar cada vez mais com o Programa”, completa Shida.