Programa Na Mão Certa

Programa Na Mão Certa elabora indicadores

Em junho, o Programa Na Mão Certa iniciou o processo de elaboração de seus indicadores de avaliação qualitativa e quantitativa. Com apoio da consultoria do FICAS, uma organização sem fins lucrativos que há 13 anos desenvolve pesquisas, conteúdos e metodologias, o trabalho será realizado com a participação das próprias empresas que atuam nos sete núcleos do Comitê de Gestão Participativa.

O objetivo é contribuir com a Childhood Brasil no aprimoramento dos indicadores, estimulando a troca de conhecimento e experiência entre os Núcleos de Inovação (temáticos e setoriais) e elaborando instrumentos que facilitem o processo de avaliação frente ao novo Plano (Ciclo 2011 a 2015).

Como forma de compartilhar a condução dos trabalhos, o assunto já começou a ser apresentado às empresas durante as reuniões de trabalho dos Núcleos de Inovação realizadas entre os dias 14 e 17 de junho. Na ocasião, apresentamos os conceitos que darão suporte ao processo, com destaque para avaliação, indicador, diagnóstico, coerência e pistas.

Conceitos – A avaliação é u m processo orientado a determinar a pertinência e o impacto de todas as atividades, à luz de seus objetivos. Trata-se de um processo para melhorar as atividades ainda em marcha e ajudar os gestores e equipes no planejamento, programação e futuras tomadas de decisões.

Neste processo, para avaliar se os objetivos estabelecidos em um programa social estão sendo alcançados recorre-se à elaboração de indicadores, que são informações que permitem avaliar os resultados com relação aos objetivos específicos e gerais estabelecidos.

Para isso, o primeiro passo é saber o ponto exato de partida por meio de um diagnóstico inicial (ou marco zero). Depois, é necessária a aferição de coerência, que é o ajuste do indicador ao objeto que está medindo para aumentar a precisão das informações.

Por fim, são identificadas as pistas, que são sinais e percepções do cotidiano que atestam o alcance dos objetivos propostos pelas macro-ações e possibilitam o alinhamento das atividades em andamento.

No caso do Programa Na Mão Certa, o processo de identificação das pistas para a construção de indicadores inclui a participação ativa, o debate contínuo, a inovação nas estratégias e o compartilhamento de informações, sempre com o olhar voltado para “como” cumprir os objetivos definidos para o ciclo de 2011 a 2015.

Rosana Junqueira, Coordenadora de Programas Childhood Brasil

 

  Leia também  

Pesquisa aponta para escassez de mão de obra
Ação Empresarial: Treelog valoriza o profissional de transporte
Estudo mapeia exploração sexual nas estradas
Globo Estrada debate vício nas rodovias e saudades do lar
Atendimento não revitimizante já vigora
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar