Auto Raposo Tavares – Em uma das maiores mobilizações relacionadas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Concessionária Auto Raposo Tavares (CART) desenvolveu diversas ações educativas e informativas ao longo dos 444 quilômetros de rodovias regionais que compõem o Corredor Auto Raposo Tavares.
Para dar visibilidade à data e realizar orientações sobre o combate à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes, a CART distribuiu ao todo 117 mil folhetos informativos e 50 mil revistas, instalou faixas, cartazes e outdoors, promoveu bloqueios educativos, passeatas, palestras e apresentações teatrais temáticas, além de realizar inserções em programas de rádio e televisão da região Centro Oeste Paulista.
Com a parceria de órgãos públicos, instituições e empresas privadas, a concessionária mobilizou os municípios de Bauru, Ourinhos, Palmital, Assis, Presidente Epitácio, Presidente Venceslau, Presidente Prudente e Álvares Machado, além das praças de pedágio que integram o Corredor.
SETCERGS – Signatário do Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras, o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (SETCERGS) ocupa papel central no planejamento e desenvolvimento de ações de enfrentamento na Região Sul do país.
No Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, as transportadoras associadas ao SETCERGS realizaram diversas ações de mobilização, incluindo palestras de divulgação e conscientização, exibição de vídeos e distribuição de material educativo. Participaram das ações as empresas Modular Transportes, Transportadora Transmiro, Translaguna Transportes e Logística, Centro Logístico Eichenberg e Transeich, Roglio Logística e Augusta Internacional.
Yamana – A Yamana, empresa canadense de mineração com atuação na prospecção e extração de ouro em vários países, realizou atividades sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas diversas operações espalhadas pelo Brasil.
Em São Paulo (SP), a empresa promoveu um debate sobre o DDS (Diálogo Diário de Segurança) que envolveu todos os colaboradores. Além disso, a operação fez a divulgação do Programa Na Mão Certa por meio de murais.
A empresa realizou ainda ações na Mineração Maracá (MMIC), Projeto Pilar, Mineração Fazenda Brasileiro (MFB), Jacobina Mineração e Comércio (JMC), Projeto C1 e Projeto EPP. O destaque ficou para a distribuição de folders e cartazes, mensagens eletrônicas e caminhadas.
InterCement – Com o objetivo de sensibilizar as pessoas para uma reflexão sobre o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a InterCement promoveu atividades maciças de divulgação que marcaram o 18 de maio em suas unidades.
Um dos destaques da mobilização foi a divulgação generalizada do Disque 100, um telefone de abrangência nacional da Secretaria de Direitos Humanos (órgão ligado diretamente à Presidência da República) que recebe denúncias anônimas sobre abusos e exploração.
Participaram das ações as unidades de Pedro Leopoldo (MG), Suape (PE), Apiaí (SP), Ijaci (MG), Jacareí (SP) e Santana do Paraíso (MG), que realizaram palestras, distribuição de folders, adesivos do disque-denúncia (Disque 100) e cartilhas, exibição de vídeo institucional e blitz educativa.