Programa Na Mão Certa

De olho no assunto

Canal Futura ganha prêmio de direitos humanos

Desenvolvido pelo Canal Futura em parceria com a Childhood Brasil, o projeto Que exploração é essa? foi o vencedor do Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos, na categoria Boas Práticas. A premiação foi concedida pelo Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual de Crianças e Adolescentes. Em sua primeira edição, o prêmio homenageia pessoas físicas e jurídicas que tenham se destacado no enfrentamento ao problema. A entrega será realizada em Brasília no dia 18 de maio, como parte das comemorações pelo Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Canal Futura

Intervenção policial

Mesmo durante o dia, os pontos de exploração sexual na Rodovia Presidente Dutra (BR–116) são bastante conhecidos pelos motoristas que utilizam a estrada. Apesar das dificuldades de ação no que se refere aos adultos, quando se trata de exploração infanto-juvenil a Polícia Rodoviária Federal aciona os pais ou responsáveis e comunica o ocorrido aos órgãos de defesa da criança. O procedimento parte do princípio que a exploração sexual de crianças e adolescentes é crime e, como tal, deve ser combatida.
Folha do Interior

Quebrar o silêncio

Um dos tipos de violência que ocorrem dentro de casa é o abuso sexual. Para combatê-lo, é fundamental quebrar o silêncio. O próximo passo é transformar a denúncia em investigação e, depois, em processo judicial. Contudo, ainda é difícil produzir provas. Poucos estados possuem salas especiais com áudio, vídeo e brinquedos para colher depoimentos de crianças. Consequentemente, apenas 30% das denúncias de violência contra crianças chegam aos tribunais.
Rádio Bandeirantes

Abuso sexual em números

Segundo dados do Disque-Denúncia, a violência sexual predomina sobre outros tipos de violência contra crianças e adolescentes, entre eles a exploração sexual, pornografia e tráfico de pessoas. Os casos de violência sexual concentram-se na faixa de 7 a 14 anos, sendo que as meninas negras são as principais vítimas e a residência é o principal cenário dos abusos.
Psique

 

  Leia também  

Pesquisa comprova que caminhoneiros estão mais engajados
Globo Estrada apresenta especial sobre a pesquisa
Infância Livre de Exploração e Abuso Sexual
Campanha 50 mil tweets contra a exploração sexual
15ª ExpoSafra – Feira Interativa para Caminhoneiros
Apoio Institucional: InterCement

 

Voltar