Uma das maiores ações públicas já realizadas em redes sociais em defesa de crianças e adolescentes vitimados pela exploração sexual ou em situação de vulnerabilidade social, a campanha 50 mil tweets contra a exploração sexual está mobilizando a sociedade brasileira.
O sucesso da iniciativa tem sido tão grande que a campanha já atingiu a marca inicial e estipulou uma nova meta: chegar a 100 mil tweets até o dia 18 de maio.
Lançada no Rio de Janeiro em 18 de abril, a campanha é promovida pelo Conselho Nacional do SESI (Serviço Social da Indústria) com apoio do Sistema “S” (SESI, SENAI, SENAC, SESC, SEBRAE, Sescoop, Senat, Senar) e reúne personalidades, artistas, atletas, instituições governamentais e não governamentais em um esforço inédito de adesão à causa e estímulo a um comportamento proativo da sociedade.
Para participar, qualquer pessoa pode utilizar suas páginas pessoais e/ou institucionais do Twitter, Facebook, Orkut e Flickr e inserir a hashtag (#carinhodeverdade) em suas redes. Quem ainda não possui identidades nestas redes sociais pode acessar a página oficial da campanha no site Carinho de Verdade e fazer a adesão.
“Carinho de Verdade é uma campanha que queremos transformar em um movimento que só acabará quando não houver mais crianças e adolescentes em situações de abuso e exploração sexual no país”, explica Cleude Gomes da Silva, Coordenadora do Programa Vira Vida, que idealizou a campanha. “Com este movimento, queremos envolver a sociedade e convidá-la a participar da luta contra este tipo de criminalidade”.
O ápice da campanha será no dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, quando os organizadores pretendem colocar o tema da exploração sexual infanto-juvenil entre os mais “twitados” do dia, integrando a lista do “trend topics” nacional, agora com 100 mil participações.
“Nossa intenção era trazer o tema para o centro das discussões e, como já alcançamos nossa meta inicial, queremos agora juntar 100 mil tweets até o dia 18 de maio. Aliás, mesmo depois do dia 18 a ação não acabará, tornando-se permanente”, informa Cleude.