Programa Na Mão Certa

Ação Empresarial: Gerdau

Com apoio da Gerdau, mais uma etapa de mobilização do Programa na Mão Certa foi realizada em abril na cidade de Barão de Cocais, em Minas Gerais.

Coordenado pela área de logística da empresa e direcionado pelo Instituto Gerdau, o evento foi realizado na praça do bairro Lagoa e incluiu passeata, distribuição de material informativo, divulgação do disque-denúncia e brincadeiras para as crianças.

Em 2010, a empresa já havia desenvolvido diversas atividades do Programa na Mão Certa no município, com destaque para as passeatas realizadas em 11 bairros, além de uma reunião com alunos do projeto Juventude Construindo Cidadania e da mobilização de escolas públicas durante a Semana das Crianças.

No decorrer de 2011, além de diversas mobilizações em escolas e praças – como a que ocorrerá no dia 18 de maio no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes –, a Gerdau pretende continuar com o mesmo ritmo e realizar mais nove passeatas. A próxima já está agendada para o dia 14 de maio.

Gerdau – A Gerdau Barão de Cocais, usina siderúrgica do Grupo Gerdau, é líder na produção de aços longos nas Américas e líder mundial em aços longos especiais para a indústria automotiva.

A empresa possui 46 mil colaboradores e desenvolve operações nas Américas, Europa e Ásia, a partir de uma capacidade instalada de 26 milhões de toneladas de aço. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, reaproveita mais de 18 milhões de toneladas de sucata anualmente.

A Gerdau insere o Programa Na Mão Certa no conteúdo dos treinamentos dos caminhoneiros que ingressam na empresa. Desde 2007, quando se tornou signatária, as ações na Gerdau impactaram mais de 95 mil motoristas.

Mas a empresa quer mais. Para a Gerdau, é muito importante ampliar o programa para as próprias comunidades onde atua, como acontece em Barão de Cocais. Para isso, a empresa aposta muito na participação do voluntariado, um recurso de mobilização que tem papel central neste tipo de ação e apresenta resultados muito positivos.

“Entendemos que, além de cumprir um importante papel no estímulo à cidadania e qualidade de vida junto a transportadores contratados e caminhoneiros autônomos, este tipo de atividade agrega valor nas relações e aproxima os caminhoneiros, a empresa e a sociedade”, diz Reginaldo Rosa de Lima, Analista de Logística e Coordenador do Programa Na Mão Certa na Gerdau em Barão de Cocais.

“Por isso, apostamos no relacionamento direto com este público e em atividades com colaboradores voluntários, que compartilham com a empresa o objetivo de contribuir para que a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras acabe definitivamente”.

 

  Leia também  

Pesquisa “O perfil do caminhoneiro no Brasil”
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Apoio Institucional: Grupo Luft
Apoio Institucional: Volvo
Ação Empresarial: Rota das Bandeiras
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar