Signatária do Pacto Empresarial desde 2007, a Veracel é uma das empresas que repassam recursos para a manutenção da comunicação institucional do Programa Na Mão Certa (PNMC) com os três setores (Módulo 1).
A empresa é uma das indústrias mais avançadas do mundo no setor de celulose e atua em um segmento no qual a cadeia de produção inclui necessariamente a parceria com transportadoras e outras empresas do setor.
Uma das metas da Veracel é a geração de desenvolvimento seguindo princípios de sustentabilidade e, para isso, a empresa apoia iniciativas como o Programa Na Mão Certa. Desde 2008, a Veracel atua intensamente na divulgação do projeto, promovendo campanhas de sensibilização e colaborando com recursos.
Desde o início, a empresa prioriza os caminhoneiros como principais agentes e vetores centrais para a solução do problema. Os profissionais envolvidos na logística de madeira, celulose e fornecedores de insumos recebem informações e são mobilizados no enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas do Brasil.
Segundo Izabel da Penha dos Santos Bianchi, Analista de Projetos na área de Responsabilidade Social e gestora do Programa Na Mão Certa na empresa, esse é “um trabalho extremamente importante, pois oferece subsídios para o poder público elaborar políticas eficientes e para que a sociedade como um todo se sensibilize”.
Izabel explica que a Veracel faz articulação com empresas parceiras como a Fibria e a Suzano, incluindo a distribuição de cartilhas e atividades diferenciadas, como as que a empresa já programa para o segundo semestre.
Segundo ela, é imprescindível agir de forma ininterrupta para conscientizar as pessoas em relação ao assunto. “A sociedade brasileira está se articulando e não pode mais admitir que problemas como esse persistam. Temos de cuidar das novas gerações, que é o nosso futuro. E o nosso futuro já está aí”, diz.
Clique aqui para conhecer as ações de responsabilidade social desenvolvidas pela empresa.