Dando continuidade ao Plano Estratégico 2011-2015, no dia 22 de março foi realizada em São Paulo a primeira reunião do Comitê de Gestão Participativa (CGP) do Programa Na Mão Certa (PNMC).
Com a participação de representantes das empresas que integram o CGP, a reunião debateu, dentre outros temas, a Macro Ação 5, que trata dos critérios de qualificação da adesão das empresas ao Pacto Contra a ESCA nas Rodovias Brasileiras.
No encontro, Rosana Junqueira, coordenadora de Programas da Childhood Brasil, apresentou os resultados do trabalho realizado pelos núcleos em fevereiro de 2011 e fez uma análise sobre a viabilidade das propostas feitas pela organização para estreitar o relacionamento e atrair as empresas para o Pacto.
Com a contribuição dos participantes, o CGP estabeleceu duas etapas para a validação do processo de qualificação das empresas, cuja implantação será inclusiva. A proposta de atualização cadastral foi aprovada como prioritária, mas descartou a obrigatoriedade de preenchimento dos indicadores, que continuará sendo voluntário e opcional até que um estudo sobre a utilização desta ferramenta de gestão tenha resultados conclusivos.
O principal objetivo da etapa de atualização cadastral é garantir um processo inclusivo para todas as empresas signatárias terem acesso às ferramentas do Programa e iniciar o quanto antes a implantação de ações.
Quanto aos papéis do Ponto Focal e do Multiplicador, ficou estabelecida a necessidade de retrabalhar as informações e conteúdos destes agentes nas ferramentas oferecidas pelo PNMC (como site, oficinas e materiais de apoio).
Pela definição, o multiplicador é o agente operacional que trabalha in loco a educação com o caminhoneiro, organizando palestras e atividades relacionadas ao Programa. Já o Ponto Focal é um agente (ou vários) ligado à alta gestão da empresa que coordena a implantação do PNMC na empresa e decide qual é o destino adequado das informações e materiais.
Além de debater a qualificação e a necessidade de aumento da frequência de representantes das empresas nos encontros, a reunião também serviu de preparação para o 5° Encontro Empresarial, marcado para o próximo dia 5 de outubro.