Programa Na Mão Certa

Carnaval terá ações de enfrentamento

Uma ação conjunta entre o Ministério do Turismo e a Secretaria de Direitos Humanos tem como meta enfrentar e coibir a exploração sexual de crianças e adolescentes durante o carnaval.

A campanha integra o leque de estratégias de uma ampla parceria entre Governo Federal, governos estaduais, organizações do Terceiro Setor e organismos internacionais para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. “Queremos que o cuidado das comunidades carnavalescas com suas crianças e adolescentes sirva de exemplo para o país nessa luta para enfrentarmos os crimes sexuais”, explica a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário.

A campanha de carnaval para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes foi oficialmente lançada na sexta-feira 25, no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ). A mobilização busca a proteção permanente de crianças e adolescentes e terá ações ao longo de todo o ano.

A ministra Maria do Rosário, a apresentadora Xuxa Meneghel e autoridades, além de organizações parceiras da campanha, apresentaram peças e o conceito da mobilização. A campanha, de caráter nacional, acontecerá em blocos de foliões de Carnaval e nos aeroportos de 17 capitais brasileiras: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Recife (PE), Salvador (BA), Vitória (ES), Belo Horizonte (MG), Cuiabá, Natal (RN), João Pessoa (PB), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Brasília (DF), Manaus (AM), Fortaleza (CE), Belém (PA).

O conceito da campanha é o seguinte: Tem coisas que não dá para fingir que não vê. Violência sexual contra crianças e adolescentes é crime. Denuncie. A bola está com você ”. O objetivo é convocar a sociedade para uma ação conjunta que contribua para reduzir a incidência de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, que aumenta em períodos festivos.

Durante o evento, foram distribuídas peças com a arte da campanha divulgando o Disque Direitos Humanos – o Disque 100 – serviço gratuito que funciona 24h nos sete dias da semana para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes. As denúncias também podem ser feitas pelo site www.disque100.gov.br ou pelo endereço disquedenuncia@sedh.gov.br.

A bola está com você

Este ano, a campanha foi pensada para além do período de Carnaval. Os números do Disque 100 mostram que quanto maior a divulgação do serviço, maior a procura. Nesse sentido, foi criado um ícone para a campanha que aborda a situação, sem precisar expor crianças e adolescentes. 

Uma grande bola amarela - pintada com bolas mais claras e um borrão vermelho, representa a sociedade em torno de um problema que precisa ser combatido. A campanha chama o envolvimento de todos – poderes públicos, setor empresarial, sociedade civil organizada e da população. Com o slogan “A bola está com você”, as peças mostram que todos precisam estar atentos e prontos para denunciar atos de violência cometidos contra crianças e adolescentes.

 

  Leia também  

Programa Na Mão Certa no Globo Estrada
Apoio Institucional: GPS Pamcary
Apoio Institucional: Fibria
Ação Empresarial: Santos Brasil
Ação Empresarial: GRECA Asfaltos
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar