Programa Na Mão Certa

Apoio institucional: Braskem

A Braskem é signatária do Pacto Empresarial desde fevereiro de 2007. Atualmente, apóia uma das mais importantes iniciativas do Programa: o Ciclo de Workshops Regionais, que forma pontos focais e multiplicadores. “As empresas precisam preparar colaboradores nas oficinas dos workshops para compreender como transformar os compromissos do Pacto Empresarial em ações Por conta disso, consideramos muito significativo apoiar financeiramente esses eventos”, explica o analista de logística da empresa, João Batista Souza.

O apoio financeiro das empresas é fundamental para a manutenção anual do Programa.

No Rio Grande do Sul, segundo João Batista, cerca de 90% das transportadoras que operam com a Braskem já foram sensibilizadas. “Por dia, saem daqui de 60 a 70 caminhões com produtos petroquímicos para todo o país. Além de todas as questões relativas à segurança nesse tipo de transporte, que é perigoso, os motoristas também são sensibilizados para atuar como agentes de proteção dos direitos de crianças e adolescentes”, explica o analista.

João Batista diz que se reúne frequentemente com motoristas em rodas de conversa, uma das formas que a Braskem encontrou para sensibilizá-los para a causa. “Eles saem dessas conversas muito estimulados para agir”, afirma ele.

A Braskem também implantou o que chama de grupo de parceria consciente. “Mensalmente, nossos prestadores de serviços de logística e transporte são reunidos e recebem informações sobre o Programa Na Mão Certa e o enfrentamento do problema“, explica João Batista.

Além dessa iniciativa, a Braskem implantou um modelo de atuação que dissemina o Programa Na Mão Certa não apenas para a sua rede de clientes e fornecedores, mas também para transportadoras com atuação em todo o estado.

Em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul - SETCERGS, a empresa desenvolveu um modelo de disseminação da causa para todas as regiões do Rio Grande do Sul, de modo a ampliar ainda mais a sensibilização e o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias.

É um modelo afinado com as diretrizes do Pacto Empresarial e com os objetivos do Programa Na Mão Certa, de unir esforços para erradicar o problema.

A empresa

A Braskem produz mais de 15 milhões de toneladas/ano de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos. No Brasil, controla entre 90 e 100% da produção de produtos petroquímicos de primeira e segunda geração, o que a torna presente na vida de todos os brasileiros, já que o petróleo integra a composição de milhares de produtos que usamos no dia-a-dia.

A empresa tem políticas de segurança e de responsabilidade social bastante avançadas. Clique aqui para ver o que a empresa faz pelo desenvolvimento sustentável.

 

  Leia também  

Plano estratégico do Programa Na Mão Certa
Ministra vai priorizar direitos da criança e do adolescente
Apoio institucional: Votorantim Cimentos
Ação Empresarial: Transcodil
Ação Empresarial: Eka Bahia
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar