Programa Na Mão Certa

Apoio institucional: Votorantim Cimentos

A Votorantim Cimentos, signatária do Pacto Empresarial desde abril de 2008, participa do terceiro módulo de apoio ao Programa Na Mão Certa: a edição especial Guia do Agente de Proteção, um importante material didático para orientar o motorista de caminhão sobre como pode ajudar a enfrentar a exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas.

A empresa financiou a produção do material. Dessa forma, contribuiu para o andamento de uma nova etapa do Projeto de Educação Continuada. Com o Guia do Agente de Proteção, motoristas de caminhão e outras pessoas que se deparam com o problema recebem informações sobre como lidar com a questão: o que fazer, quem procurar, como encaminhar uma criança ou adolescente em situação de risco. “Sempre que existe uma sinergia com os interesses do Programa Na Mão Certa, a Votorantim Cimentos apóia financeiramente as ações”, explica Daniela Sales, da área de Responsabilidade Social da empresa.

Com a consolidação do Comitê de Gestão Participativa (CGP) e dos núcleos de inovação, as empresas assumiram as rédeas do enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias. Isso implica uma maior responsabilidade tanto para as elas quanto para o Programa Na Mão Certa, responsável por diversas etapas do processo, dentre eles a produção de material didático e a realização dos workshops de capacitação de pontos focais e multiplicadores. “É uma união de esforços. Ao cumprir as metas do Pacto Empresarial, o setor produtivo dará um passo fundamental para erradicar o problema das estradas brasileiras”, explica a coordenadora de programas da Childhood Brasil, Rosana Junqueira.

A empresa

O Grupo Votorantim tem capital 100% brasileiro e atua no país a mais de 20 anos. Concentra operações em setores de base da economia que demandam capital intensivo e alta escala de produção, como cimento, mineração, metalurgia, siderurgia, celulose, papel, suco concentrado de laranja e autogeração de energia.

A empresa tem como premissa para sua atuação a constante evolução econômica, o incansável cuidado com o meio ambiente e o respeito por todos os públicos com os quais se relaciona. “Até 2013 teremos 11 novas plantas, isso implica uma grande responsabilidade com as comunidades com as quais iremos nos relacionar”, explica Daniela Sales. “No caso da exploração sexual de crianças e adolescentes, tanto os caminhoneiros quanto os funcionários da construção civil que trabalham nas obras são sensibilizados para se tornarem agentes de proteção e multiplicadores da causa”.

Clique aqui para conhecer as ações de responsabilidade social da empresa.

 

  Leia também  

Plano estratégico do Programa Na Mão Certa
Ministra vai priorizar direitos da criança e do adolescente
Apoio institucional: Braskem
Ação Empresarial: Transcodil
Ação Empresarial: Eka Bahia
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar