Programa Na Mão Certa

Ciclo de Workshops Regionais

Um dos grandes destaques de 2010 foi o Projeto de Educação Continuada, desenvolvido para capacitar multiplicadores nas empresas e que utilizam a coleção de Guias Na Mão Certa. Atualmente em torno de 25% das empresas signatárias estão fazendo uso dos Guias como material educacional.

Um dos grandes destaques de 2010 foi o Projeto de Educação Continuada, desenvolvido para capacitar multiplicadores nas empresas e que utilizam a coleção de Guias Na Mão Certa. Atualmente em torno de 25% das empresas signatárias estão fazendo uso dos Guias como material educacional.

Neste processo as empresas aprendem toda a base educacional no tema, planejam suas ações de educação continuada e com isso têm condições de dar visibilidade ao tema. Este é o trabalho básico esperado das empresas que atuam diretamente com caminhoneiros.

Com o grande número de multiplicadores capacitados em 2010, a meta para 2011 é duplicar o número de empresas que façam uso contínuo dos Guias. As empresas podem adquirir os Guias Na Mão Certa para trabalhar com os caminhoneiros ao longo do ano. Também em 2011 o Programa deverá ganhar novas ferramentas e formas de abordagem com o objetivo de alcançar também os caminhoneiros autônomos.

A partir do Projeto de Educação Continuada as empresas organizaram diversas ações pontuais para agitar e engajar diferentes públicos. Essas ações foram apresentadas nos boletins durante todo o ano e tiveram como principal característica a diversidade: cada empresa criou uma ação diferente, de acordo com o seu público e o alcance de sua atuação. Em comum, as ações buscaram dar visibilidade ao tema, transformando em ações concretas os compromissos do Pacto Empresarial do Programa Na Mão Certa.

Diversidade das ações empresariais

Em 2010 as ações organizadas pelas empresas foram desde iniciativas pontuais, como a divulgação do tema no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, até a adoção de políticas empresariais para estabelecer a adesão ao Pacto Empresarial como critério para a contratação de fornecedores. O mais interessante é ver como as empresas se apropriam do Programa, propõem ações criativas, mobilizam o público para a importância do tema. Veja alguns exemplos de ações:

  • Palestras e debates, presenciais ou por videoconferência.
  • Eventos especiais para motoristas, como por exemplo café da manhã, atendimento de saúde e atividades de lazer.
  • Apresentação de filmes e vídeos.
  • Sinalização em caminhões com placas e siders.
  • Colocação de faixas e cartazes nos locais de trabalho e na cidade
  • Assinatura de banner do Programa, para simbolizar o compromisso dos funcionários com a causa.
  • Distribuição de materiais educacionais para funcionários, suas famílias e para a comunidade.
  • Divulgação de mensagens sobre o tema em e-mails, em extratos bancários e notas fiscais.
  • Inclusão do Programa Na Mão Certa como critério de um programa de premiação de fornecedor.

Nossos agradecimentos às empresas que divulgaram suas ações junto ao Programa: Anfir (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários), Banco do Brasil, Belcar Caminhões, Camargo Correa, CART (Concessionária Auto Raposo Tavares), Celesc, Cerbel, CEVA Logistics, Comercial Alvorada, Concessionária Rota 116, Dow, Fundação Eichenberg, Furnas, Gerdau, Grupo Gafor, Grupo LC, Henrique Stefani Transporte e Logística, Holcim, Itautec, Julio Simões, Patrus, Picorelli, Porto do Recife, Revista Caminhoneiro, Sadia, Schio, Support Cargo, Suzano, TNT, TQS, Translocal, Transmagna, Transportadora Kelly e Volvo.

Fica o recado para 2011: quando sua empresa desenvolver alguma ação empresarial, por favor compartilhe conosco, de maneira que essa ação possa inspirar outros participantes. Envie um relato da ação com fotos para a Central de Atendimento pelo e-mail .

 

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