Programa Na Mão Certa

Apoio Institucional: Julio Simões

Ao assinar o Pacto Empresarial em junho de 2007, a Julio Simões Logística passou a desempenhar ações marcantes junto ao Programa Na Mão Certa, com treinamentos internos e campanhas com seus funcionários e a comunidade. Três anos depois, a empresa agora se destaca por ser também uma das apoiadoras institucionais do Programa.

“O apoio institucional ao Programa Na Mão Certa representa a oportunidade da Julio Simões Logística de contribuir para a conscientização do público sobre a importância do enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, mediante o trabalho de uma organização especializada que é referência no assunto no Brasil”, informa coordenadora do Instituto Julio Simões, Ana Beatriz Urbano Andrani.

Desde junho deste ano a empresa patrocina o Módulo Comunicação Institucional, que divulga as ações do Programa entre governo, empresas e terceiro setor, por meio do site e deste boletim. O apoio da Júlio Simões vai assegurar a execução dessas atividades até maio de 2011.

Atuação consistente

Internamente, o compromisso com o Programa Na Mão Certa tem se traduzido em ações concretas e sistemáticas, direcionadas a funcionários, parceiros e comunidade. Um exemplo são os treinamentos, que utilizam o conteúdo dos Guias Na Mão Certa para promover a conscientização dos motoristas a respeito do tema. A empresa desenvolve o Programa de Educação Continuada – PEC/Motorista que, além de informações sobre saúde, segurança e outros temas, busca preparar multiplicadores para atuar junto ao Programa Na Mão Certa.

Outra ação relevante é dar visibilidade ao tema, por meio de campanhas que incluem adesivos nos veículos, outdoors, busdoors e lonas. Três carretas percorrem todo o Brasil com cartazes alertando para o problema da exploração sexual de crianças e adolescentes.

Ações pontuais

Este ano a Julio Simões Logística desenvolveu duas ações pontuais relevantes. Uma delas foi durante a Semana Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, entre 17 a 21 de maio. Além de atividades de conscientização, o Instituto Julio Simões realizou em Mogi das Cruzes a II Conferência Navegar com Segurança, em parceria com a Childhood Brasil, orientando pais e professores sobre como proteger crianças e adolescentes da pedofilia e pornografia infanto-juvenil online .

Outra ação foi na semana em que se comemorou o Dia do Motorista, 19 a 23 de julho. Motoristas da empresa participaram de palestras e receberam cartilhas sobre o tema. Ministradas pelos próprios funcionários multiplicadores da empresa, as palestras tiveram por objetivo transformar os caminhoneiros em agentes de proteção de crianças e adolescentes em situação de risco social.

Próximos desafios

O Pacto Empresarial ajudou a Julio Simões Logística a sistematizar ações voltadas ao enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes. Também a aproximou de outras empresas do setor, possibilitando trocas de experiências e ensejando ganhos de escala e escopo para o programa. O principal desafio relacionado à assinatura do Pacto Empresarial foi romper a barreira invisível do tabu que cercava o tema.

- - - - - - - - -

Sobre a Julio Simões Logística

Com sede em Mogi das Cruzes (SP), a Julio Simões Logística foi fundada em 1956 e atua na prestação de soluções logísticas integradas, por meio de diferentes linhas de negócios, que vão desde serviços de integração de cadeia logística de clientes, transporte de passageiros até sistema de comercialização de serviços. As ações sociais são executadas por meio do Instituto Julio Simões, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Publico - OSCIP.

 

  Leia também  

Da Coordenação: apoio ao programa PPVES
Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes
Em debate o novo Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual
Apoio Institucional: Grupo Toniato
Ação Empresarial: Gerdau
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar