Programa Na Mão Certa

Camargo Corrêa

A construtura Camargo Corrêa, responsável pela execução de grandes obras, não contrata diretamente caminhoneiros, mas mesmo assim se destaca pela atuação ativa no Programa Na Mão Certa. Em novembro de 2008, a empresa assinou o Pacto Empresarial e a partir daí iniciou suas atividades de sensibilização, engajamento e treinamento de empresas fornecedoras que atuam nas estradas brasileiras.

E a Camargo Corrêa está indo além. Em 2009, iniciou internamente uma ação chamada Programa Grandes Obras, para enfrentar a exploração sexual de crianças e adolescentes no entorno de projetos executados pela empresa, como, por exemplo, a usina hidrelétrica de Jirau (RO).

A empresa organiza sua atuação em dois níveis. Um deles é a sensibilização dos fornecedores, que consiste na apresentação do Programa Na Mão Certa com vistas à assinatura do Pacto Empresarial, a exigência de que os fornecedores da empresa atuem de acordo com critérios socioambientais.

O segundo nível de ação é a Capacitação, que é o treinamento nas empresas para a conscientização e sensibilização para o problema. A partir dessas capacitações, são definidos dois papéis: os pontos focais, isto é, os funcionários que irão gerenciar o programa na empresa, e os multiplicadores, que irão atuar diretamente junto aos caminhoneiros.

As capacitações são realizadas sem custo nenhum para o fornecedor da Camargo Corrêa. Elas utilizam o kit de educação do Programa Na Mão Certa. No dia 24 novembro a empresa oferecerá a 3a. Oficina em Curitiba, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Paraná (Setcepar). No evento poderão se inscrever empresas filiadas aos sindicatos, das quais será cobrada uma taxa para cobrir os custos do treinamento. Ainda este ano, em dezembro, a mesma oficina será oferecida em Manaus.

 

  Leia também  

1º Encontro Regional do Programa Na Mão Certa em Campinas
I Encontro Juntos pela Infância e pela Adolescência
Campanha Carinho de Verdade nas mídias sociais
Publicação conta a história dos cinco anos do Programa Na Mão Certa
Ação Empresarial: III Semana Nacional de Trânsito Holcim
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar