Programa Na Mão Certa

Campanha Carinho de Verdade nas mídias sociais

Lançada no dia 19 de outubro, a campanha Carinho de Verdade começa a colocar em pauta nas mídias sociais o debate sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. Twitter, Facebook, Orkut e YouTube já começam a trazer conteúdos de caráter educacional e informativo que visam conscientizar a população e reduzir a indiferença e a tolerância a esse crime. A Childhood Brasil é parceira técnica na campanha, que é iniciativa do Serviço Social da Indústria (Sesi)/Programa ViraVida.

A campanha aproveita o potencial das mídias sociais para gerar e disseminar o debate, fortalecendo a divulgação de iniciativas de organizações da sociedade civil no enfrentamento à violência sexual de meninas e meninos. Com uma linguagem simples, os perfis do Carinho de Verdade trazem informações úteis para que as pessoas entendam conceitos básicos, saibam como identificar casos de abuso, qual é a legislação em vigor e o que fazer quando se deparar com casos desse tipo. E os internautas já começam a responder, seja apoiando, constestando ideias ou compartilhando informações sobre projetos em andamento.

Entre as entidades parceiras estão a Rede Globo, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Petrobras, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e várias organizações que integram as redes de enfrentamento à violência sexual no Brasil. Outro destaque é a participação de artistas populares como Xuxa, Stenio Garcia, Suzana Vieira, Reynaldo Gianechinni e Grazi Massafera.

A campanha visa também popularizar os serviços públicos de denúncia, como o Disque 100 e os Conselhos Tutelares. Outro objetivo é ampliar projetos de reintegração social, como o ViraVida, com a adesão de novos parceiros, como conselhos tutelares, associação de moradores, ONGs e empresas privadas. A origem do “Carinho de Verdade” está no trabalho do Sesi que, em 2008, implantou o Projeto ViraVida, um programa socioeducativo e de capacitação profissional realizado com jovens e adolescentes de 16 a 21 anos.

Atualmente, o projeto faz parte do programa oficial do Sistema “S” e está presente em nove capitais (Belém, Teresina, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Salvador, Brasília e Curitiba) e dois municípios do interior (Campina Grande e Foz do Iguaçu). O ViraVida também está sendo implantado nos estados de Rondônia e Rio de Janeiro. A previsão é de que até o fim de 2011, o ViraVida esteja implantado em todos os estados brasileiros.

Fonte: Carinho de Verdade

 

  Leia também  

1º Encontro Regional do Programa Na Mão Certa em Campinas
I Encontro Juntos pela Infância e pela Adolescência
Publicação conta a história dos cinco anos do Programa Na Mão Certa
Ação Empresarial: Camargo Corrêa
Ação Empresarial: III Semana Nacional de Trânsito Holcim
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar