Programa Na Mão Certa

Caravana Siga Bem Caminhoneiro

Já está nas estradas brasileiras a 5ª edição da Caravana Siga Bem Caminhoneiro, que irá percorrer 15 mil quilômetros em dez estados brasileiros no decorrer de seis meses. Apoiada pela Petrobras e Petrobras Distribuidora desde o seu lançamento em 2004, a Caravana tem como destaque desta edição as ações de defesa dos direitos das mulheres e contra a exploração de crianças e adolescentes.

A Caravana Siga Bem consiste de um conjunto de campanhas e ações sociais, de lazer e de cultura, voltadas essencialmente para caminhoneiros. Ela passará por 22 postos da rede Siga Bem da Petrobras Distribuidora. Uma das ações sociais é a campanha Siga Bem Criança, de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes. Esta ação visa divulgar o Disque 100, Serviço da Secretaria dos Direitos Humanos (SEDH), desenvolvido em parceria com o CECRIA – Centro de Referência, Estudos e Ações sobre as Crianças e Adolescentes.

“Antes da primeira edição da Caravana o disque 100 recebia cerca de 12 denúncias por dia", conta Wilson Santarosa, Gerente Executivo de Comunicação Institucional da Petrobras. "Na última edição, fruto de uma campanha maciça de conscientização nas estradas, as denúncias envolvendo situação de risco contra crianças e adolescentes já haviam saltado para 90 por dia”.

Faz parte também da Caravana a campanha Siga Bem Mulher, que envolve ações para prevenir e eliminar a violência doméstica e familiar contra as mulheres, com a divulgação do disque 180, canal para ajuda, orientação e denúncias.

Outro objetivo da Caravana é prover orientações sobre segurança nas estradas e atitudes mais conscientes ao dirigir, bem como em relação ao meio ambiente.

Desde que foi lançada, a Caravana Siga Bem já percorreu mais de 120 mil quilômetros, visitou aproximadamente 200 municípios brasileiros e contou com a participação de cerca de 1,2 milhão de motoristas profissionais em 457 eventos durante 828 dias na estrada. O lançamento da 5a. edição aconteceu no dia 29 de setembro, com a presença de diversas autoridades, entre ela a primeira-dama, Marisa Letícia Lula da Silva.

Fontes: Andi, Brasil Caminhoneiro, Caravana Siga Bem

 

  Leia também  

Da Coordenação: avaliação do 4º Encontro Empresarial
Rodovias Federais têm 1.820 pontos vulneráveis
Estudo mostra relação entre etanol e exploração sexual
Ação Empresarial: Dow premia 16 empresas por boas práticas
Ação Empresarial: Voluntários da Gerdau levam alegria a Barão de Cocais
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar