Programa Na Mão Certa

Mobilizações no Dia Internacional contra a Exploração Sexual

O Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças, 23 de setembro, foi marcado por ações de mobilização em vários estados brasileiros. As atividades ocorrem nos dias 23 e 24, por meio da articulação dos Núcleos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Postos Avançados. Apoiados pela Secretaria Nacional de Justiça, do Ministério da Justiça, os eventos ocorreram nos estados de São Paulo, Goiás, Ceará, Bahia, Pernambuco e Pará, bem como o Distrito Federal.

Em São Paulo, no município de São Sebastião, o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado, em parceria com o Serviço da Mulher Marginalizada e com a Secretaria Nacional de Justiça, promoveram o “Seminário sobre o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas: Desafios e Possibilidades”. Em Guarulhos, a Prefeitura realizou evento para rearticular o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

Em Fortaleza, 120 pessoas participaram do Curso de Formação para Agentes Multiplicadores na Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Um dos objetivos foi alertar o setor econômico sobre os danos desse crime para a economia da região Nordeste. Várias entidades também marcaram a data no centro histórico de Salvador. Em Jaboatão dos Guararapes (PE), realizou-se o 1.º Encontro Municipal de Enfrentamento à Violência, Tráfico e Exploração Sexual. Em Belém, houve mobilização no Aeroporto e Terminais Rodoviário e Hidroviário. Em Sobradinho (DF), a Oficina Comunitária sobre Tráfico de Pessoas.

O Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças faz referência à promulgação da Lei Palácios, no dia 23 de setembro de 1913, na Argentina. A lei foi criada para punir quem promovesse ou facilitasse a prostituição e corrupção de menores de idade e inspirou outros países a proteger sua população, sobretudo mulheres e crianças, contra a exploração sexual e o tráfico de pessoas.

Ministério da Justiça, ABIH/Bahia, Vermelho.

 

  Leia também  

Evento apresentará projetos do Programa Laços de Proteção
Correlação entre exploração sexual e pobreza
Brasil debate prevenção na Copa
Ação empresarial: voluntários da Gerdau promovem passeata
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar