Programa Na Mão Certa

Evento apresentará projetos do Programa Laços de Proteção

No dia 27 de outubro, a Childhood Brasil promoverá na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC um evento para apresentar os resultados do Projeto Laços de Proteção, realizado entre março de 2009 e março de 2010 em parceria com o Consórcio. É uma boa oportunidade para que as empresas conheçam e apóiem novas iniciativas. O projeto envolveu a capacitação de 300 profissionais que atuam com crianças e adolescentes em sete municípios da Região Metropolitana de São Paulo. Para a sistematização da experiência, foram reunidos registros escritos e fotográficos das ações, além do relatório de avaliação e demais documentos produzidos pela equipe. O perfil dos profissionais capacitados envolve conselheiros tutelares, técnicos das varas de infância e juventude, conselheiros municipais e técnicos de organizações sociais, entre outros.

As temáticas incluíram sexualidade, pornografia infantil na internet, legislação de proteção à criança e ao adolescente, abuso intra e extra-familiar, exploração sexual no turismo e desenvolvimento de projetos. Como os profissionais moram nas próprias comunidades em que atuam, isso fortalece os vínculos com as crianças, adolescentes e suas famílias. “O mais valioso desse processo é que no final do curso propusemos o trabalho em rede dos profissionais das mais diversas áreas, como educação, saúde e direito”, diz o coordenador de programas da Childhood Brasil, Itamar Gonçalves. “Disso resultaram 12 projetos, desde os intermunicipais até os realizados dentro de cada município”.

Itamar Gonçalves destaca que as empresas podem apoiar os projetos via Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Funcad), utilizando o instrumento da renúncia fiscal, que permite deduzir 1% do imposto de renda. “Também é possível dar apoio por meio de outras ações, como divulgar a causa entre os funcionários e ser multiplicadora dessas ideias”, diz. Ele informa ainda que em 2010 a Childhood Brasil está desenvolvendo o mesmo projeto em mais 30 municípios do estado de São Paulo e 84 municípios de Pernambuco, com conclusão prevista para o próximo ano.

Consórcios intermunicipais são entidades que reúnem diversos municípios para a realização de ações conjuntas que, se fossem produzidas isoladamente pelos municípios, não atingiriam os mesmos resultados ou utilizariam um volume maior de recursos. Desde 2005, a Childhood Brasil vem desenvolvendo uma metodologia para a execução dos projetos de fortalecimento das redes de atenção à criança e ao adolescente, com bons resultados. As experiências anteriores permitiram identificar os pontos fortes e fracos dessa forma de intervenção, o que potencializou a implantação do Projeto Laços de Proteção junto com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

Para participar do evento no dia 27 de outubro, entre em contato pelo email

 

  Leia também  

Mobilizações no Dia Internacional contra a Exploração Sexual
Correlação entre exploração sexual e pobreza
Brasil debate prevenção na Copa
Ação empresarial: voluntários da Gerdau promovem passeata
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar