Reinaldo Bulgarelli*
O compromisso 6 trata do acompanhamento, monitoramento, avaliação e divulgação das ações para a sociedade. Assim, temos dois temas que são apresentados de forma interdependente: monitoramento e comunicação.
Monitorar significa colocar os indicadores em prática. É o momento de realizar leituras sobre a realidade, a fase inicial, o andamento dos trabalhos e os impactos produzidos pelas ações do Programa. O monitoramento está diretamente relacionado à busca pela efetividade das ações. Apesar dos indicadores sugeridos para acompanhamento das ações, é muito interessante que a organização acrescente seus próprios indicadores, com base na sua realidade.
Sem monitorar não há como saber se está tudo caminhando de acordo com o planejado.
O monitoramento ajuda nos seguintes pontos:
Com os aprendizados é possível aprimorar as práticas durante a execução dos trabalhos e proporcionar condições de enfrentar os desafios.
Diário de Bordo
É parte do processo de monitoramento a realização do registro da experiência, como se fosse um “diário de bordo”, necessário para compreender a sucessão de fatos, as medidas tomadas, os efeitos ou impactos gerados e, assim, os aprendizados.
Há muitas maneiras de registrar. É importante escolher uma, como isso será feito, quem será o responsável e como o resultado será compartilhado.
Comunicação
A divulgação ou comunicação se relaciona com o monitoramento, mas um não depende do outro. Desde o início, com a participação no Programa, a tarefa de comunicar se torna importante. É preciso analisar o que comunicar e para quais públicos. A adesão ao Pacto Empresarial já é uma grande notícia é todos os públicos de relacionamento devem saber disso.
Conforme as ações vão sendo realizadas, com ou sem resultados evidentes, também é importante comunicá-las. A Comunicação é fundamental no processo de mobilização social (interno e externo) que necessita de transparência, diálogo, exposição da organização em relação a seus compromissos, desafios e objetivos a serem alcançados.
Algumas dicas
A organização possui veículos de comunicação? Possui intranet ou internet? Elabora Relatório Anual com ações de responsabilidade social? Que tal colocar nestes espaços suas notícias, compartilhar experiências e resultados obtidos com o Programa Na Mão Certa?
Há sempre o receio de divulgar o que não é ainda uma realidade, exagerando no “marketing” ou passando uma imagem que não corresponde à verdade. Essa preocupação é legítima e fundamental para a qualidade das relações com todos os públicos. Deve-se pensar no tipo de comunicação a ser estabelecida desde a adesão ao Programa até a avaliação dos impactos gerados. Deve ser um passo previsto no plano de ação.
Comunicar é compartilhar crenças, valores, visões da organização que a movem na direção do Programa e de sua causa. É um dialogar com os diferentes públicos procurando dizer o que está sendo feito, o que está acontecendo. Comunicar é abrir possibilidades de participar, de emitir opiniões, enviar sugestões e comentários que podem também enriquecer o processo de mobilização social.
Houve um tempo em que o tema da exploração sexual de crianças e adolescentes assustava as organizações empresariais. Atualmente as empresas perceberam que é preciso trabalhar no enfrentamento da exploração sexual e também comunicar esse compromisso.
Ao longo dos anos, vimos que há muitas maneiras de comunicar compromissos e práticas com temas complexos. Uma dessas maneiras é realizar uma abordagem positiva, vinculando a organização com o horizonte positivo que a move: a promoção e garantia dos direitos humanos da criança e do adolescente, com reforço de aspectos como o direito à vida, ao lazer, à infância, educação, saúde, vida social e comunitária etc.
Comunicar é uma forma, portanto, de mobilizar e buscar engajamento de outros públicos de relacionamento direto ou indireto da organização, bem como de toda a sociedade. A alta liderança da empresa fala sobre o assunto em variadas oportunidades com diferentes públicos? A empresa demonstra qual é o seu compromisso como o tema em todas as oportunidades? Os resultados são divulgados de forma a compartilhar aprendizados que interessam a todos? É disto que trata o compromisso 6. Não deixe de monitorar e de se comunicar! Bom trabalho!
* Diretor da empresa Txai Consultoria e Educação, que colabora com o Programa Na Mão Certa.