A identidade de uma empresa é construída principalmente por suas atitudes perante a sociedade. O ambiente competitivo requer um planejamento que leve em consideração questões sociais e ambientais, além das questões específicas do negócio. Todos estes fatores formam o conjunto de iniciativas que definem a imagem da empresa.
Ninguém mais duvida que expor a empresa a situações negativas prejudica o negócio. No caso específico da exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas, os meios de comunicação tem apresentado imagens de caminhoneiros envolvidos com o problema.
Podemos afirmar que não é a exploração está aumentando. O que aumentou foi o interesse da sociedade pelo enfrentamento dessa prática perniciosa. Caminhoneiro preso pode ser sinônimo de prejuízo para a imagem da empresa, principalmente quando há fotos ou imagens veiculadas por emissoras de TV, jornais ou revistas, que geram grande repercussão.
Empresa responsável
A empresa que trabalha com caminhoneiros precisa estar preparada para lidar com essa situação. “A postura da empresa diante do problema será o fator decisivo para manter a integridade da sua imagem”, comenta a Coordenadora de Programas da Childhood Brasil, Rosana Junqueira.
Se a empresa for signatária do Pacto Empresarial e estiver cumprindo as metas, certamente estará qualificada para lidar com a situação de forma mais assertiva do que se não estivesse implantado ações para o enfrentamento.
As empresas comprometidas com a causa estão mais bem preparadas para lidar com estas situações, o envolvimento de um caminhoneiro da sua equipe com a exploração sexual de criança ou adolescente será visto como um fato isolado e terá pronta resposta. “Por isso, não basta apenas assinar o Pacto. É preciso comprometimento com a causa”, recomenda Rosana.
A empresa não pode controlar a vida do seu caminhoneiro, mas pode sensibilizá-lo e educá-lo para a causa, mostrando quais as implicações de um ato como este na sua vida e de sua família.