Programa Na Mão Certa

Avançam os desafios do Comitê de Gestão Participativa

A reunião do Comitê de Gestão Participativa focou três assuntos principais:

  • A presentação dos avanços do plano de ação que cada Núcleo de Inovação está desenvolvendo;
  • Discussão dos desafios para o qüinqüênio 2011/2015
  • Planejamento do 4º Encontro Empresarial, que acontecerá no dia 6 de outubro;

O ponto forte da reunião foi a apresentação dos avanços e desafios de cada núcleo. Veja abaixo um resumo do que foi apresentado.

Concessão de Rodovias

Empresas participantes: CART - Concessionária Auto Raposo Tavares S/A; CCR – Companhia de Concessões Rodoviárias; ABCR – Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias; LAMSA – Linha Amarela S/A; ROTA 116 – Concessionária Rota 116 S/A.

Um dos principais desafios desse núcleo é ampliar a participação das empresas do setor nas ações desenvolvidas pelo Programa Na Mão Certa. Essa participação será feita através da mobilização setorial para tornarem-se signatárias do Pacto Empresarial. O principal parceiro nesse desafio é a ABCR, que já é signatária do Pacto Empresarial e tem contato direto com as 52 empresas que atuam neste setor.

Outros desafios que serão trabalhados por esse núcleo:

  • Ampliar as campanhas educativas nas estradas;
  • Criar uma aproximação com os postos de combustíveis;
  • Incrementar as relações com o Poder Público;
  • Fomentar a Rede de Proteção Social;
  • Disseminar o Programa na Mão Certa entre os stakeholders;
  • Mapear os pontos vulneráveis.

Indústrias e Embarcadores

Empresas participantes: C&A Modas; MAN Latin América; Syngenta; Gerdau; Kimberly-Clark; Quattor; Veracel.

Este núcleo tem grandes desafios propostos:

  • Dar visibilidade à causa na área institucional das empresas;
  • Qualificar a adesão ao Pacto Empresarial com o objetivo de transformar os compromissos em ações;
  • Buscar novos signatários para o Pacto Empresarial através da cadeia de stakeholders.

Outras ações importantes estão sendo avaliadas:

Mobilizar empresas para realizar ações conjuntas;
Divulgar o Programa Na Mão Certa junto a entidades empresariais regionais;
Definir o papel dos embarcadores nas ações educativas;
Estimular investimentos no Fundo da Infância e da Adolescência.

Transportes, Logística e Distribuição

Empresas participantes: Sete Estradas Logística; Rodoagro; Bravo; Golden Cargo; Luft; Mira OTM Transportes.

Os grandes desafios propostos são:

  • Difundir a Responsabilidade Social Empresarial no setor de transportes;
  • Dar sentido às ações do Programa para as áreas de gestão operacional;
  • Integração do Programa Na Mão Certa nos diversos programas de certificação existentes no setor de transportes.

Outras ações importantes estão sendo avaliadas:

Engajamento da cadeia de stakeholders;
Engajamento de sindicados e Federações;
Sensibilização dos caminhoneiros autônomos.

Educação Continuada

Empresas participantes: Binotto; TT Editora; TNT; Gafor; Golden Cargo; Julio Simões.

Os grandes desafios propostos são:

  • Padronização de conceitos e linguagens da causa;
  • Alcançar de forma eficiente e contínua os diferentes públicos que precisam ser sensibilizados e capacitados como agentes de proteção dos direitos de crianças e adolescentes: frotistas, agregados, autônomos, ajudantes, programadores, administradores etc.

Outras ações importantes estão sendo avaliadas:

Ampliar a disseminação da causa junto aos motoristas;
Ampliar a capacitação de pontos focais e, especialmente, multiplicadores.

Expansão América do Sul

Empresas participantes: Arcor do Brasil; Gerdau; C&A Modas; Camargo Corrêa Construtora; Transportadora Augusta.

Esse Núcleo definiu a Argentina como o primeiro país a receber a expansão na América do Sul.

A partir desse objetivo, ações já estão sendo realizadas desde 2009:

  • Levantamento do cenário da causa;
  • Planejar a transferência de metodologia social buscando:
    • Engajar empresas com atuação na Argentina;
    • Identificar parceiros e pontos focais na Argentina;
    • Ampliar os laços com o Ministério das Relações Exteriores.

Gestão de Pontos Vulneráveis

Empresas participantes: Binotto; Pamcary; Gafor; Luft.

Os grandes desafios propostos são:

  • Desenvolvimento de uma estratégia de engajamento das empresas do setor de distribuição de combustíveis;
  • Ampliar a participação do setor de gerenciamento de risco e monitoramento;
  • Consolidar o mapeamento como uma estratégia de prevenção nacional, consolidando a parceria com a Polícia Rodoviária Federal e articulando caminhos com as polícias rodoviárias estaduais.

Outras ações importantes estão sendo avaliadas:

  • Realizar campanhas de prevenção com base no mapeamento de pontos vulneráveis;
  • Engajar novos parceiros estratégicos;
  • Colocar em prática ações que permitam dar eficiência ao fluxo de atendimento de crianças e adolescentes em situação de exploração sexual, a partir do projeto desenvolvido pela Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Adolescência (ABMP);
  • Mobilizar o Terceiro Setor para a realização de ações regionais.

Prevenção e Proteção

Empresas participantes: C&A Modas; Grupo ORSA; Gerdau; Arcos do Brasil; Pamcary.

Os grandes desafios propostos são:

  • Definição do papel das empresas na prevenção e proteção da criança e do adolescente vítima da exploração sexual;
  • Incorporar as diretrizes de prevenção e proteção na gestão estratégica das empresas;
  • Utilizar de forma eficiente o fluxo de atendimento preparado pela ABMP.

Os Núcleos de Inovação estão abertos a receber propostas para o plano de ação 2011/2015. Sua empresa pode enviar sugestões ou se candidatar a participar de um Núcleo. Envie seu e-mail para . Participe da gestão do Programa!

Concluída a apresentação dos avanços dos Núcleos, a coordenação do Programa abriu a agenda para debater os preparativos para o 4º Encontro Empresarial, que acontecerá em no dia 6 de outubro em São Paulo. Será o maior encontro empresarial do gênero. As inscrições estarão abertas no site do Programa a partir do dia 9 de setembro. Reserve sua agenda!

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