Programa Na Mão Certa

Ações para o público interno e para a comunidade

Empresas que utilizam as estradas brasileiras sabem que a sensibilização do público interno é o primeiro passo no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas.

Belcar

A Belcar Caminhões desenvolve ações sociais dede o começo dos anos 1990. Foi pioneira em sua área econômica, criando iniciativas sociais bem antes do tema da responsabilidade social empresarial entrar na moda e se tornar obrigatório em qualquer estratégia empresarial.

Para cumprir os compromissos firmados ao assinar o Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras, a empresa criou o projeto Parceiros nas Estradas, que agora foi acionado para coordenar as ações do 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A Belcar organizou iniciativas para reiterar seu compromisso de conscientizar motoristas e caminhoneiros para o enfrentamento do problema.

O projeto Parceiros nas Estradas não se limita à temática da exploração. É uma iniciativa bem mais ampla, voltada também para questões ligadas á saúde e à cidadania. O objetivo é alcançar resultados sustentáveis e que atendam a formação técnica, ética e moral do motorista.

A Belcar sabe que um profissional saudável, educado, correto, ético, bem remunerado e bem treinado vai agregar valor à empresa. Vai dar muito mais retorno do que um profissional mal preparado, usuário de rebites e sem preocupação com os aspectos ligados à cidadania.

No 18 de maio, o projeto Parceiros nas Estradas começou com um café da manhã oferecido aos motoristas. Depois da refeição, a empresa ofereceu aos motoristas os serviços de aferição de pressão arterial, teste de acuidade visual, auditiva e força manual, teste de glicemia, massagem terapêutica, corte de cabelo. A empresa também distribuiu preservativos e brindes.

Nesse dia, os caminhoneiros foram sensibilizados para o problema da exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas através da realização de atividades previstas pelo Projeto de Educação Continuada do Programa Na Mão Certa.

Como ninguém é de ferro, depois disso tudo aconteceu um campeonato de truco. Funcionários, colaboradores e clientes participaram do torneio, que foi muito animado.

Celesc

As Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) é pioneira em sua área de negócios no que diz respeito ao enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas.

A empresa está em todas as cidades de Santa Catarina, em todas as estradas, em todas as vilas e vilarejos. Ou seja: a Celesc tem um enorme potencial para contribuir com ações efetivas para ajudar a enfrentar e acabar com a exploração sexual de crianças e adolescentes não apenas nas estradas, mas também nas áreas urbanas.
No dia 18 de maio, a empresa organizou uma vídeoconferência da qual participaram, além dos trabalhadores da sede, os trabalhadores que atuam nas 16 unidades regionais que a Celesc tem no estado. A vídeoconferência foi conduzida pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Ministério Público estadual, Priscila Linhares.

Ainda no âmbito dessa iniciativa, a Celesc começou a adesivar sua frota com materiais alusivos ao enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas.

Para breve, a empresa vai imprimir, em todas as faturas de energia elétrica informações sobre o Ligue 100, o disque-denúncia nacional de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

 

  Leia também  

Recorde de ações empresariais
Empresas vestem a camisa e sensibilizam a comunidade
Ação direta com caminhoneiros
Parceria entre empresas, comunidade e Poder Público
Ações pontuais

 

Voltar