A Coordenadora de Programas da Childhood Brasil, Anna Flora Werneck, participou em Brasília do seminário Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: Novas Estratégias de Enfrentamento. O evento foi realizado nos dias 20 e 21 de maio na Confederação Nacional da Indústria (CNI). O seminário contou com a presença da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, do secretário executivo do MDS, Rômulo Paes de Sousa, e do secretário executivo de Direitos Humanos, Rogério Sottili.
O encontro fez parte da programação oficial da semana em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, cujo marco é o dia 18 de maio.
Durante dois dias, na sede da CNI, foram discutidos os problemas enfrentados pelos setores governamentais e não governamentais para o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes. Participaram cerca de 300 pessoas, entre representantes do governo federal, dos estados e municípios, do Sistema S (Sesi, Senai, Sesc, Senac e Sebrae), de representantes de organismos internacionais e de organizações da sociedade civil, além de integrantes da rede de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Na Mão Certa
Anna Flora Werneck apresentou o Programa Na Mão Certa e falou da importância do Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras. Segundo ela, a mobilização do setor produtivo é fundamental para acabar com o problema nas estradas. O Pacto Empresarial conta hoje com mais de 700 empresas signatárias.
Anna Flora também mostrou, em sua apresentação, como os caminhoneiros estão sendo mobilizados. “Nós queremos o caminhoneiro como um aliado, como um agente de proteção dos direitos de crianças e adolescentes”. O evento foi uma iniciativa da Secretaria Especial dos Direitos Humanos e do Sesi.