O dia 18 de maio passado representou um marco no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas. Em diferentes estados do país, vivemos a mais intensa mobilização empresarial desde o lançamento do Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras.
As empresas amadureceram o Projeto de Educação Continuada, mobilizaram diretores, colaboradores, motoristas e parceiros. O resultado foi diversas ações focadas num objetivo principal: ajudar a acabar com o problema nas estradas e tornar o caminhoneiro um parceiro da causa, um agente de proteção dos direitos de crianças e adolescentes.
O caminhoneiro, pela sua índole e espírito de equipe, gosta de participar de ações que ajudem a melhorar a vida da comunidade. Esse profissional tem se mostrado um parceiro fiel e dedicado às ações de enfrentamento. É claro que nada disso teria sido possível sem a participação ativa das empresas, que assinaram o Pacto Empresarial, traduziram seus compromissos em ações e implantaram o Projeto de Educação Continuada.
As ações realizadas neste 18 de maio foram tão importantes que nós decidimos produzir um boletim só para contar o que aconteceu. Na próxima semana, você receberá os relatos das belíssimas ações realizadas pelas empresas. Será uma forma de reconhecer o esforço dos que trabalham conosco na busca pela erradicação da exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas.
Se a sua empresa ainda não enviou as ações realizadas no 18 de maio, escreva agora para nós. A equipe do boletim entrará em contato e teremos o maior prazer em divulgar as ações realizadas.
Eu quero também aproveitar esse momento para fazer um agradecimento muito especial a todos os pontos focais e multiplicadores que trabalham conosco nas ações do Programa Na Mão Certa. Sem vocês, nada disso teria sido possível. Muito obrigada pelo empenho de vocês.
Para finalizar, gostaria de dizer que muitas conquistas ainda precisam ser alcançadas. O empenho crescente e de cada vez mais empresas é fundamental para acabar com esse problema. Não apenas em datas importantes, mas todos os dias do ano. Não podemos dar trégua.
Como você sabe, 18 de maio é o Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi instituída para lembrar a morte de Araceli Cabrera Sanches, barbaramente violentada e assassinada em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES).
Essa data não pode ser esquecida. Ao contrário, precisa sempre ser lembrada, todos os dias.
Obrigada e até a próxima!
Anna Flora Werneck
Coordenadora de Programas