Programa Na Mão Certa

Começa a pesquisa Caminhoneiros 2010

O Programa Na Mão Certa deu início aos trabalhos de levantamento de dados para a pesquisa O Perfil do Caminhoneiro Brasileiro. O estudo será coordenado pelo Prof. Dr. Elder Cerqueira-Santos, da Universidade Federal de Sergipe. O objetivo será o de atualizar os dados da primeira pesquisa, apresentada em 2006.

Os resultados da nova pesquisa são considerados fundamentais para acompanhar a evolução das ações de sensibilização junto ao caminhoneiro brasileiro, que esse profissional é considerado peça chave das ações de enfrentamento promovidas pelo Programa Na Mão Certa e pelas empresas signatárias do Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras.

A primeira pesquisa mostrou que 36% dos caminhoneiros entrevistados fizeram sexo com criança ou adolescente numa relação comercial. O estudo também identificou uma alta insatisfação com as condições de trabalho e uma baixa auto - estima o que, em certa medida, pode contribuir para um comportamento menos responsável no que diz respeito à vida sexual.

“O objetivo dessa segunda pesquisa é o de atualizar os dados sobre o perfil do caminhoneiro brasileiro com ênfase nas questões de comportamento sexual e envolvimento com a exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas”, ressalta Elder. “Também vamos procurar levantar informações sobre os programas de intervenção voltados para esse público, como é o caso do Programa Na Mão Certa ”.

As entrevistas piloto já começaram. A previsão de conclusão do estudo é para o segundo semestre de 2010.

 

  Leia também  

Conheça e participe das ações da Childhood para o dia 18 de maio
Pernambuco se mobiliza no dia nacional de enfrentamento
Compromissos e ações: relações com a cadeia de serviços
Mais da metade dos motoristas descansa menos de 8 horas por dia
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar