No dia 12 de abril, em São Paulo, ocorreu a pré-estreia do filme Sonhos Roubados, dirigido por Sandra Werneck. A produção entra nos cinemas no dia 23 do mesmo mês. O filme conta a história de três adolescentes da periferia carioca que nutrem sonhos por uma vida melhor em meio à difícil realidade em que vivem. O longa tem apoio técnico e financeiro da Childhood Brasil.
O filme aborda com sensibilidade a história de Jéssica, Sabrina e Daiane e seus anseios em meio a uma realidade de famílias desestruturadas, uso de drogas, gravidez precoce e envolvimento em situações de exploração sexual como meio de sobrevivência e satisfação de desejos de consumo. Ao mesmo tempo, mostra histórias de amizade, superação e afeto.
Além da consultoria técnica para tratar das questões da infância e adolescência, a Childhood Brasil está apoiando a divulgação do filme. “A Childhood apoia este filme por acreditar que o cinema pode e deve colocar sua força de entretenimento, polemização e potencial de mídia a favor da ampla discussão do tema da violência sexual contra crianças e adolescentes pela sociedade”, afirma Ana Maria Drummond, diretora executiva da Childhood Brasil.
Para Ana Maria Drummond , produções como esta, que retratam a realidade dessas meninas sem distorções, ajudam a sensibilizar, conscientizar e informar a população sobre esses fenômenos. “Ainda são raras as obras que ousam tratar sobre o fenômeno dessa forma”, completa.
“Apoiamos o filme Sonhos Roubados com a certeza de que ele trará para a sociedade um outro enfoque sobre a violência sexual infantojuvenil, conscientizando e qualificando o debate sobre a causa”, comenta Anna Flora Werneck, Coordenadora de Programas da Childhood Brasil.
Sonhos Roubados é baseado no livro As Meninas da Esquina – Diário dos Sonhos, Dores e Aventuras de Seus Adolescentes no Brasil, da jornalista Eliane Trindade. O filme recebeu duas premiações no Festival do Rio em setembro de 2009: Melhor Filme de Voto Popular e Melhor Atriz para Nanda Costa.