Programa Na Mão Certa

Programa é destaque em seminários pelo Brasil

A experiência do Programa Na Mão Certa na mobilização de empresas e sociedade contra a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias foi destaque no mês de março. O Programa foi tema de duas mesas de debates em seminários que aconteceram nas cidades de Natal (RN) e São Paulo (SP), e envolveram representantes das redes de proteção, da sociedade civil e de governos, nacionais e internacionais.

No dia 24 de março, o Programa foi apresentando em Natal (RN), durante o Seminário Nacional Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes e outros contextos de violências - um desafio ao paradigma da proteção integral na contemporaneidade. Destinado a profissionais atuantes na prevenção e intervenção do problema, o evento foi promovido pelo I nstituto Brasileiro de Estudos, Pesquisas e Formação para a Inovação Social (IBEPIS) e pelas ONG Groupe Développment, da França, e DKA, da Áustria.

O seminário foi construído tendo como base o Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-Juvenil, elaborado no Encontro de Articulação que ocorreu também em Natal, em junho de 2000. Quase 10 anos depois da elaboração deste Plano, o seminário buscou direcionar discussões sobre o tema, envolvendo opinião e experiência de profissionais, técnicos e gestores de organizações governamentais e não-governamentais. Neste contexto, o Programa Na Mão Certa foi apresentado como uma iniciativa de sucesso na mobilização de diferentes setores e nos bons resultados gerados pelas ações desenvolvidas.

O Programa também foi apresentado em São Paulo (SP), no dia 25 de março, durante o Seminário Regional sobre Tráfico de Pessoas e Exploração Sexual. O evento foi promovido pela Embaixada da Suécia em Brasília e pelo Instituto Sueco, em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça no Brasil.

Estiveram presentes representantes de organizações e de iniciativas contra o tráfico de pessoas e exploração sexual na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. O seminário teve como objetivo o fortalecimento da plataforma nacional e regional de coordenação e cooperação no enfrentamento de ambos os problemas. Também participaram do evento a Primeira Dama do Brasil, Marisa Letícia Lula da Silva, e a S. M. Rainha Silvia, fundadora da Childhood.

 

  Leia também  

Primeira reunião do Comitê de Gestão Participativa
Compromissos e ações: Participar continuamente de campanhas para erradicar o problema
Recorde de participantes do 13º Ciclo de Workshops Regionais
Ação empresarial: Fundação Eichenberg mobiliza motoristas
Childhood Brasil apoia filme Sonhos Roubados
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar