Programa Na Mão Certa

Seminário debate enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes

Mais de 200 pessoas de 18 municípios estiveram presentes no seminário regional Conquistas e desafios na prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes, que aconteceu em Santo André (SP), no último dia 30. O objetivo foi mostrar aos gestores e atores das redes de proteção da infância e adolescência no Grande ABC as ações empreendidas nos 12 meses de parceria entre o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e a Childhood Brasil, através do Projeto Laços da Rede.

O evento contou com a presença de representantes de sete municípios da região do ABC, de cidades do interior do estado de São Paulo e de Mato Grosso. Entre as autoridades presentes no evento estavam o Secretário Municipal de Inclusão Social de Santo André, Antonio Francisco Silva, a Secretária Adjunta de Inclusão Social do município, Roseli Aparecida Biazzutti dos Santos, e Ariel de Castro Alves, presidente da Fundação Criança de São Bernardo do Campo.

O processo de capacitação através do Projeto foi composto por 12 encontros quinzenais, de oito horas cada, divididos em três turmas de 100 participantes. Buscou-se, junto aos profissionais da rede socioassistencial e educacional do Consórcio, disseminar conhecimentos sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes. Com a capacitação finalizada, o próximo passo do projeto é a implantação de 18 ações locais, ainda em 2010.

Segundo o coordenador de programas da Childhood Brasil, Itamar Batista Gonçalves, o sucesso da metodologia de trabalho do Projeto Laços da Rede será levado aos 184 municípios de Pernambuco. Em São Paulo, o desafio é dar continuidade aos trabalhos. “O nosso sonho agora é a implantação desses projetos e a integração dos sete municípios do ABC no enfrentamento à violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes”, afirmou.

Histórico  

Em 2005, a Childhood Brasil firmou parceria com o CMDCA de São José dos Campos e implantou o Programa Refazendo Laços, que já capacitou e supervisionou mais de 450 agentes públicos da rede de proteção integral naquele município. Um dos produtos do Refazendo Laços foi um Manual de Orientação aos profissionais para que atendam e encaminhem os casos de violência de forma qualificada e integrada. Em 2007, o programa foi incorporado como política pública em São José, com direito a sede e orçamento específicos.

Com base nesta experiência, em 2008, foram capacitados, por meio do projeto Laços da Rede, 750 profissionais na cidade de São Paulo, incluindo Conselheiros Tutelares; técnicos das Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social e de Saúde; profissionais de educação; técnicos do Tribunal de Justiça, do Ministério Público e de organizações não governamentais; Conselheiros de Direitos e defensores públicos.

Em 2009, o projeto foi ampliado através de parceria firmada entre Childhood Brasil e o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

 

  Leia também  

S. M. Rainha Silvia da Suécia visita iniciativas da Childhood no Brasil
Da coordenação: Childhood Brasil - a organização por trás do Programa Na Mão Certa
Lançada revista sobre relacionamento
Pacto Rodoviário é lançado em Minas
Conanda publica resolução e gera confusão no setor
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar