Programa Na Mão Certa

Da coordenação - Childhood Brasil: a organização por trás do Programa Na Mão Certa

Por Anna Flora Werneck, coordenadora de programas da Childhood Brasil

Para muitas pessoas, o Programa Na Mão Certa é uma organização independente. A abordagem do tema, o número de pessoas envolvidas, a diversidade de atividades e as proporções nacionais que a iniciativa possui parecem reforçar essa ideia. Mas o Programa não é uma entidade. Ele é uma das iniciativas da Childhood Brasil que trabalha a proteção de crianças e adolescentes contra o abuso e a exploração sexual.

Braço nacional da World Childhood Foundation, criada por S. M. Rainha Silvia da Suécia, a Childhood Brasil foi fundada em 1999. Com sede em São Paulo, é uma associação civil sem fins lucrativos, certificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e Entidade Promotora dos Direitos Humanos.

O foco de atuação da Childhood Brasil é a proteção da infância contra algumas das piores formas de violência: o abuso e a exploração sexual. A organização apoia projetos desenvolvidos por outras ONGs em comunidades, fomentando experiências inovadoras de intervenção e contribuindo para o desenvolvimento de organizações de base. Em paralelo, a Childhood Brasil desenvolve programas próprios, de amplo impacto. Entre esses programas está o Programa Na Mão Certa, que trabalha com o tema da exploração sexual de crianças e adolescentes em um local específico: as rodovias brasileiras.

Outras frentes

Assim como o Programa Na Mão Certa, os projetos apoiados e os programas desenvolvidos pela Childhood Brasil estão agrupados em 4 grandes eixos estratégicos:

  • Comunica Brasil – Trabalhar a comunicação como estratégia de educação
  • FormAgente – Formar cidadãos como agentes de proteção de crianças e adolescentes
  • Lei na Prática – Contribuir pela garantia do direito à proteção especial
  • PactAção – Mobilizar o setor empresarial para agir em favor da causa, se articulando com outros setores da sociedade

A Childhood Brasil também investe na prevenção da violência sexual em outros cenários, como no enfrentamento do chamado "abuso online" e da pornografia infantil na Internet. Com esse fim, em setembro de 2007, lançou uma cartilha pioneira para pais e educadores sobre os perigos e cuidados a serem adotados para que crianças e adolescentes naveguem com mais segurança pela Rede. O material foi reeditado em 2008. A organização também investe em pesquisas e campanhas educativas nesta área, em parceria com empresas e instituições atuantes no setor.

 Ações empreendidas pela Childhood Brasil no âmbito do Turismo Sustentável também merecem destaque. Em 2001, a organização apoiou a implantação do Código de Conduta no Turismo contra a Exploração Sexual Infantojuvenil em Natal (RN ), pela ONG Resposta. Em 2005, a iniciativa ganhou proporções nacionais. Em parceria com a rede Atlantica Hotels, a Childhood Brasil realizou a primeira experiência de implantação do Código em nível nacional, fornecendo conhecimento e metodologia para a formação continuada das equipes dos mais de 70 hotéis. Atualmente, a Childhood Brasil está disseminando esta inovadora metodologia de intervenção em Pernambuco, por meio de um Termo de Cooperação com o Governo do Estado.

A Childhood Brasil também incentiva a elaboração e divulgação de conteúdo de qualidade sobre o tema. Através do Concurso Tim Lopes, projetos de pauta de investigação jornalística na temática do abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes são premiados e patrocinados. Em 2010, o concurso chega à sua 5ª edição, primeira com expansão para a América Latina. Realizado em parceria com a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI), o Concurso contribui para a ampliação e qualificação da cobertura de imprensa nacional sobre violência sexual infantojuvenil, informando e sensibilizando a sociedade sobre o tema.

Ainda há uma série de projetos e programas apoiados pela Childhood Brasil. Para conhecê-los melhor, acesse www.wcf.org.br.

 

  Leia também  

S. M. Rainha Silvia da Suécia visita iniciativas da Childhood no Brasil
Lançada revista sobre relacionamento
Seminário debate enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes
Pacto Rodoviário é lançado em Minas
Conanda publica resolução e gera confusão no setor
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar