A Eka Chemicals, empresa do grupo AkzoNobel especializada em produtos químicos para indústria de papel e celulose, também fechou o ano comemorando as ações ligadas ao Programa Na Mão Certa. Em dezembro, a empresa promoveu um grande encontro na unidade de Eunápolis (BA): o Eka Na Mão Certa, que reuniu parceiros e sociedade no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes.
Participaram do evento representantes do SEST/SENAT, do CREAS de Eunápolis, da Veracel, do Posto Cabral e das transportadoras Rodstar (que, na oportunidade aderiu ao Pacto Empresarial), Transvarzea e Julio Simões. A Associação João Paulo II, que trabalha com crianças e adolescentes na cidade, e a Polícia Rodoviária Federal também participaram do encontro.
As atividades incluíram painéis, palestras e a apresentação de teatro de fantoches. Representantes do CREAS (Cento de Referência Especializada e Assistência Social), da Associação João Paulo II e da PRF falaram sobre as ações de enfrentamento movidas em cada setor e de iniciativas de atendimento e acompanhamento às vítimas e às famílias das crianças.
Outra atividade de destaque foi o debate entre convidados, colaboradores, PRF e representante do Posto Cabral. O posto, através de uma parceria com SEST/SENAT e PRF, conseguiu montar e executar com sucesso um plano de enfrentamento e combate à exploração sexual nas suas instalações. Durante o encontro, o represente do posto falou sobre a experiência, e a PRF pôde esclarecer dúvidas acerca do enfrentamento nas estradas.
Também foram distribuídos brindes e materiais do Programa, como Guias para Caminhoneiros e Guia Criança, adesivos, materiais informativos e camisetas. Para a empresa, além de comemorar os bons resultados alcançados em 2009, o evento serviu para estimular ainda mais a superação de desafios em 2010, com novos parceiros, apoiadores e agentes de proteção e enfrentamento.