Em 2010, a Secretaria Especial dos Direitos Humanos, ligada à Presidência da República, terá uma ação especial de enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes no Carnaval. Como acontece desde 2006, a SEDH lançou uma campanha que busca mobilizar a população contra esse crime e denunciá-lo, através do Ligue 100.
A campanha do Carnaval de 2010 é uma reedição da campanha de 2009, que busca aproximar o enfrentamento da violência sexual de imagens e mensagens típicas do carnaval. Com o slogan “Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é Crime. Denuncie! Procure o Conselho Tutelar de sua cidade ou disque 100”, a campanha traz como ícone uma adolescente fantasiada de pierrot. A lágrima, traço característico desse personagem, denota a dor e o sofrimento das crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.
A campanha continuará a enfatizar que as denúncias devem ser feitas não somente ao Disque 100, mas também ao Conselho Tutelar. Trata-se de uma diretriz do Governo Federal de fortalecer as instituições locais que também recebem denúncias.
A Campanha do Carnaval é uma das estratégias articuladas e executadas em parceria entre o Governo, a sociedade civil brasileira e organizações e organismos internacionais para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes e a garantia de seus direitos.