Programa Na Mão Certa

Oficinas e workshops reforçaram ações de formação em 2009

Em 2009, o Programa Na Mão Certa concentrou esforços na formação de agentes de proteção dos direitos da infância e da adolescência. Através dos Ciclos de Workshops Regionais e das Oficinas In-Company, em três anos, já são 170 Pontos Focais e 230 Multiplicadores capacitados através das atividades de formação.

Iniciado em abril, em São Paulo, o Ciclo de Workshops Regionais passou por outras cinco cidades brasileiras: Itajaí (SC), Cuiabá (MT), Recife (PE), Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS). A intensificação dos treinamentos em 2009 recebeu o apoio institucional das empresas Arcor do Brasil e Camargo Correa Cimentos (Cauê) e do Instituto ABAD.

O Ciclo de Workshops Regionais é o mais importante mecanismo de capacitação dos representantes das empresas signatárias do Pacto Nacional Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras. A programação das oficinas tem como foco a formação e a multiplicação dos conceitos do Programa. Pela manhã, representantes das empresas participaram da Oficina Compromissos e Ações, direcionada aos Pontos Focais, responsáveis pelo contato entre o Programa e a alta direção da empresa. No período da tarde, participaram da Oficina Projeto de Educação Continuada, com foco nos multiplicadores, responsáveis pela implantação do Projeto de Educação Continuada (PEC) junto aos motoristas.

Em 2010, o Ciclo de Workshops Regionais continuará rodando o Brasil. A agenda de 2010 será divulgada durante o mês de fevereiro.

Oficinas In-Company

Para as empresas que não puderam participar dos Ciclos de Workshops Regionais ou que desejavam um treinamento diferenciado, foi desenvolvida a opção das oficinas In-Company. Oferecendo mais liberdade quanto a datas e locais de treinamento, essas oficinas reforçaram nas empresas a responsabilidade de pôr em prática os compromissos assumidos através do Pacto Empresarial.

O processo de levar para dentro da empresa as atividades de treinamento também facilitou às embarcadoras o acompanhamento da implantação do Programa nas empresas que prestam serviço de transporte. Toda empresa signatária que não tem transporte próprio assume o compromisso de mobilizar seus parceiros. Através das oficinas in-company, indústrias e empresas embarcadoras puderam proporcionar a sua cadeia de transporte essa capacitação, acompanhando de perto a implantação do Programa Na Mão Certa dentro das transportadoras.

No próximo ano, assim como os Ciclos de Workshops Regionais, as Oficinas In-Company continuarão fazendo parte das atividades de formação do Programa Na Mão Certa. Para saber mais informações, entre em contato através do e-mail

 

  Leia também  

Grandes conquistas e novos desafios
Três anos do Programa Na Mão Certa
Gestão Participativa e os novos rumos do Programa Na Mão Certa
Encontro reúne empresas, Governo e sociedade civil

 

Voltar