Programa Na Mão Certa

Três anos do Programa Na Mão Certa

No dia 1º de dezembro, a Childhood Brasil realizou o evento comemorativo dos três anos do Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras do Programa Na Mão Certa. A cerimônia também serviu para apresentar o Comitê de Gestão Participativa para o biênio 2010/2011. O comitê representa um importante avanço, já que as empresas participarão diretamente da gestão estratégica e da coordenação do Programa Na Mão Certa.

Representantes de mais de 100 empresas estiveram presentes a cerimônia, realizada no hotel Grand Hyatt São Paulo, com apoio da Organização Internacional do Trabalho e do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.

No discurso e abertura, a presidente do Conselho da Childhood Brasil, Rosana Camargo de Arruda Botelho, destacou os avanços alcançados pelo Programa e vibrou com a maciça adesão ao Pacto Empresarial, que atualmente conta cerca de 640 empresas e entidades empresariais signatárias. “Em muito pouco tempo, o que era um tabu se tornou parte da gestão estratégica”, destacou ela.

O evento também contou com discursos do conselheiro da Childhood Brasil, Sergio Orlando Asís – presidente da Arcor do Brasil, da diretora do Instituto Gerdau, Beatriz Bier Johannpeter e da Diretora Executiva da Childhood Brasil, Ana Maria Drummond.

Com o intuito de trabalhar nas ações para os próximos anos, o evento foi palco da cerimônia de lançamento do Comitê de Gestão Participativa, um passo fundamental para os próximos anos do Programa. Com a criação do Comitê, 30 empresas e entidades empresariais pioneiras, signatárias do Pacto Empresarial, assumem a responsabilidade de participar ativamente nas discussões institucionais e estratégicas que envolvem a prevenção e o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas.

Filme para caminhoneiros

No encerramento do evento, os convidados foram brindados com a première do filme Na Mão Certa, resultado de uma parceria entre Childhood Brasil e a Volvo, empresa patrocinadora. Com cerca de 14 minutos de duração, o filme apresenta o cotidiano de Geraldo e Marcelo, dois caminhoneiros criados pelo Programa Na Mão Certa com o objetivo de vivenciar situações que contribuam para a sensibilização dos profissionais da estrada para o tema da exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas.

Através de dramatizações que aproximam os personagens do dia-a-dia da estrada, Geraldo e Marcelo abordam o problema de forma franca e objetiva, convidando o caminhoneiro a ser um agente de proteção dos direitos da criança e do adolescente.

Em breve o filme estará disponível para as empresas signatárias do Pacto Empresarial. O conteúdo também estará disponível para download ou para ser assistido diretamente pela Internet.

O filme foi dirigido por Bruno Carneiro. A supervisão de conteúdo foi de Anna Flora Werneck, Coordenadora de Programas da Childhood Brasil e de Eva Cristina Dengler, consultora do Programa Na Mão Certa.

 

  Leia também  

Grandes conquistas e novos desafios
Gestão Participativa e os novos rumos do Programa Na Mão Certa
Encontro reúne empresas, Governo e sociedade civil
Oficinas e workshops reforçaram ações de formação em 2009

 

Voltar