Programa Na Mão Certa

Binotto reafirma apoio ao Programa em 2009

Em 2009, Transportadora Binotto reforçou o apoio e compromisso com o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras. Após dois anos de adesão ao Pacto Empresarial e de intensas atividades de mobilização e formação de seus motoristas, a empresa passou a incentivar também a disseminação do Programa no setor de transportes em todo o Brasil, através do apoio aos Ciclos de Workshops Regionais.

O apoio ao Ciclo de Workshops Regionais é mais uma ação construtiva da empresa no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes. Com 63 filiais distribuídas pelo Brasil, a Transportadora Binotto possui aproximadamente três mil profissionais envolvidos diretamente no transporte de mercadorias pelas estradas brasileiras. Desde a assinatura do Pacto Empresarial, em maio de 2007, a Binotto tem entre suas metas a formação de seus colaboradores como agentes de proteção nas estradas, no cumprimento da cidadania e na valorização dos Direitos Humanos.

Estratégia

A primeira iniciativa da empresa em busca do desenvolvimento eficaz do programa foi a criação de uma equipe de colaboradores responsáveis pelo desenvolvimento de um plano para divulgação e implantação de ações internas. A essa equipe também coube a conquista de novos parceiros, identificados entre clientes e fornecedores.

A partir dessas iniciativas, o primeiro grande passo de mobilização e impacto foi dado pela Binotto em agosto de 2007. Como complemento aos treinamentos de formação dos motoristas, foi elaborado um documento individual, assinado por todos os que colaboram com a empresa. Através dele, cada profissional assume publicamente o compromisso de não praticar o abuso sexual de crianças e adolescentes e de denunciar a prática, informando às autoridades competentes os locais e o número de pessoas envolvidas no crime. A partir da assinatura do pacto individual, o motorista da Binotto passa a ser um agente de proteção nas estradas, e é reconhecido por um bottom que recebe no uniforme e um adesivo no caminhão.

A empresa também investe na divulgação do Programa através de seus boletins informativos e durante os treinamentos de todo novo colaborador. Em 2009, além do apoio aos workshops, a aproximação da família do caminhoneiro e a valorização pessoal dos funcionários fizeram o diferencial das ações realizadas pela transportadora.

Somada à qualidade da formação dos motoristas e às ações de mobilização de todos os funcionários para o tema da exploração sexual de crianças e adolescentes, a Binotto, em 2009, promoveu um concurso cultural com filhos de funcionários. O objetivo do Concurso Calendário Binotto Na Mão Certa 2010  foi incentivar o diálogo e a participação das famílias e da comunidade em atividades ligadas ao Programa. Com o tema Por uma infância feliz, o concurso recebeu mais de 100 desenhos feitos por crianças com idade entre cinco e 14 anos. Vinte e quatro deles foram selecionados e farão parte do calendário da empresa no próximo ano.

 

  Leia também  

Dezembro é o último mês para destinar IR ao FIA
Belo Horizonte cedia 11º Encontro do Ciclo de Workshops Regionais
Ação empresarial: Rossato conscientiza colaboradores
Julio Simões alerta sobre abuso online e pornografia infantil na internet
Exploração sexual em debate no canal Futura
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar