Programa Na Mão Certa

Empresas signatárias aderem às oficinas In-Company

O Programa Na Mão Certa desenvolveu uma opção de oficinas que oferecem mais liberdade quanto a datas e locais de treinamento. As oficinas in-Company estão sendo adotadas pelas empresas signatárias como uma forma diferenciada de pôr em prática os compromissos assumidos através do Pacto Empresarial.

Segundo a coordenadora do Programa, Anna Flora Werneck, a idéia de realizar oficinas de treinamento de pontos focais e multiplicadores dentro das instalações das próprias empresas signatárias surgiu para não limitar os cursos de formação apenas às datas e locais dos Ciclos de Workshops Regionais, realizados uma vez por ano em cada região do Brasil. “O Programa Na Mão Certa resolveu adotar essa idéia por entender que isso dá oportunidade às empresas para capacitarem seus funcionários no seu tempo, gerando mais agilidade no processo de implementação do Programa dentro de suas cadeias de valor”, explica.

De acordo com Anna Flora, o processo de trazer para dentro da empresa as atividades de treinamento também facilita às embarcadoras o acompanhamento da implantação do Programa nas empresas que prestam serviço de transporte. “Toda empresa signatária que não tem transporte próprio assume o compromisso de mobilizar seus parceiros. Através das oficinas in-company, indústrias e empresas embarcadoras podem proporcionar à sua cadeia de transporte essa capacitação, acompanhando de perto a implantação do Programa Na Mão Certa dentro das transportadoras”, declara.

Exemplo dessa iniciativa está na signatária Arcor. Em julho, a empresa fortaleceu seu papel de embarcador contratante oferecendo oficinas de formação de pontos focais e multiplicadores às transportadoras com as quais trabalha. As empresas de transporte que já haviam se tornado signatárias do Pacto Empresarial foram convidadas a receber gratuitamente as capacitações e os materiais para seus colaboradores em treinamento, promovido e facilitado pela Arcor.

Outra vantagem dessas oficinas é o treinamento diferenciado oferecido a grupos empresariais. Também em julho, o Grupo Orsa recorreu às oficinas in-company para a formação de seus pontos focais. Ao todo, seis colaboradores participaram do treinamento. Segundo a coordenadora de Responsabilidade Social do grupo, Rosana Orlando, esse formato de oficina favorece o cronograma da empresa. “O treinamento é fundamental para as empresas signatárias, pois é através dele que conhecemos as premissas, os compromissos e as metas que podemos alcançar através do Programa. Através do treinamento in-company conseguimos minimizar as despesas e otimizar a agenda dos participantes”, declara.

Com esse mesmo objetivo, o grupo Gerdau recorreu às oficinas in-company no início deste mês. No total, 13 colaboradores participaram das oficinas de formação de Ponto Focal e Multiplicador. “Com esse modelo, conseguimos alinhar o tema entre as três unidades de aços especiais que participaram dos treinamentos, e também otimizamos os custos”, afirma a assessora de Responsabilidade Social da Gerdau de Mogi das Cruzes, Margarete Cardoso.

Para a coordenadora do Programa Na Mão Certa, quando os cursos são oferecidos dentro da organização, é possível ao instrutor alinhar as abordagens estudadas ao negócio realizado pela empresa. “Tanto o instrutor da oficina Compromissos e Ações quanto o da oficina Projeto de Educação Continuada podem estudar previamente a área de atuação da empresa solicitante e sugerir idéias específicas durante os treinamentos”, ressalta.

Anna Flora lembra, ainda, que outra opção interessante às empresas é a possibilidade da realização conjunta dessas oficinas, o que favorece a troca de experiências e reduz ainda mais os custos.

Para saber mais informações sobre as oficinas in-company, entre em contato através do e-mail atendimento@namaocerta.org.br.

 

  Leia também  

Simpósio apresenta depoimentos de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de exploração e abuso sexual
Filme baseado em relatos mostra o drama do incesto
Apoio institucional: Golden Cargo incentiva módulo de comunicação do Programa
Ação Empresarial: Rodomodal realiza ações de formação e mobilização
Ação Empresarial: D’Granel adesiva ônibus de transporte de funcionários
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar