Programa Na Mão Certa

Golden Cargo incentiva módulo de comunicação do Programa

Em 2009, o Programa Na Mão Certa conta com apoio institucional de um grupo de empresas engajadas com o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras. De diferentes setores, elas têm investido também na manutenção e na continuidade de diversas ações de mobilização, educação e divulgação de informações, beneficiando todo o grupo de signatárias do Pacto Empresarial. Entre essas empresas, está a Golden Cargo.

Apoiadora do módulo de comunicação do Programa, a Golden Cargo facilita a manutenção e a criação de produtos que auxiliem e estimulem a troca de informações entre as empresas signatárias. O apoio recebido pela empresa é direcionado à atualização constante do site do Programa, assim como a produção e o envio dos boletins informativos quinzenais. Através dessa ajuda, o Programa Na Mão Certa mantém diálogo constante com as mais de 570 empresas signatárias, informando sobre novos materiais disponíveis, sobre parcerias e atividades importantes para o setor, e divulgando ações que possam estimular as empresas a desenvolver novas idéias e iniciativas de enfrentamento.

Fundada há 15 anos, em São Paulo, a Golden Cargo assinou o Pacto Empresarial em junho de 2007. Desde então, a empresa trabalha com o tema da exploração sexual de crianças e adolescentes em todos os treinamentos ministrados a seus motoristas, tanto próprios quanto agregados e terceirizados, na matriz e em todas as filiais. O tema também está incluído no programa de integração do quadro de funcionários, e é abordado em palestras de sensibilização, dinâmicas de grupo e atividades complementares. Além disso, todo novo funcionário contratado passa por um processo de treinamento, que também aborda a questão da exploração sexual e estimula a denúncia, através do Ligue 100.

A empresa também tem trabalhado na mobilização contra a exploração sexual de crianças e adolescentes em toda sua cadeia de valor, estimulando seus fornecedores a assinarem o Pacto Empresarial. Desde que se tornou signatária, a Golden Cargo levou o tema a mais de 800 pessoas, entre funcionários, fornecedores e terceirizados.

Segundo a técnica de treinamento da Golden Cargo, Marisa Tamayo, as mudanças acontecidas desde a assinatura do Pacto Empresarial são visíveis dentro da empresa. “Passamos a ter muita consciência sobre o problema da exploração sexual de crianças e adolescentes. Isso levou a uma mudança de visão da empresa, que passou a incluir o assunto em suas dinâmicas e palestras. Hoje, nossos funcionários têm plena consciência de que essa exploração é um crime muito grave, e esse conhecimento os leva ao comprometimento da denúncia”, afirma. Para Marisa, o próximo desafio a ser superado pela empresa é o de envolver todos os fornecedores com a causa. “Estamos trabalhando para que a participação do Programa se torne um item contratual obrigatório aos nossos futuros fornecedores. Posteriormente, estenderemos o convite também aos nossos clientes”, completa.

Sobre a empresa

Especializada em transporte de produtos agroquímicos, a Golden Cargo atua nas regiões centro oeste, norte e nordeste do Brasil. Atualmente, possui frota de 330 veículos próprios e cerca de 120 agregados.

 

  Leia também  

Simpósio apresenta depoimentos de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de exploração e abuso sexual
Filme baseado em relatos mostra o drama do incesto
Empresas signatárias aderem às oficinas In-Company
Ação Empresarial: Rodomodal realiza ações de formação e mobilização
Ação Empresarial: D’Granel adesiva ônibus de transporte de funcionários
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar