Programa Na Mão Certa

Filme baseado em relatos mostra o drama do incesto

Ganhadora do Prêmio Jabuti com o livro "A violência silenciosa do incesto”, a psicanalista Graça Pizá lança "Afetosecretos", um filme inovador baseado em mais de quatro mil relatos de vítimas de abuso sexual na infância. O filme conta com apoio financeiro e técnico da Childhood Brasil, e está sendo lançando, durante o mês de agosto, em DVD com versão em seis idiomas: português, inglês, espanhol, alemão, francês e italiano.

A seriedade do projeto sensibilizou o mestre Oscar Niemeyer que ofereceu seu maquetista para dar consultoria ao cenário. O principal objeto de cena resultante, uma bolha de plástico com 8 metros de diâmetro, representa as sensações de isolamento e reclusão da criança abusada sexualmente.

O filme utiliza uma linguagem onírica para tratar com delicadeza e poesia o difícil tema do incesto. Graça, que também é artista plástica e já dirigiu o curta-metragem "A escuta do silêncio", utiliza a linguagem do cinema para dar visibilidade aos afetos sombrios do incesto. O filme já está inscrito nos festivais de cinema de Paris, Chicago e Granada (Espanha).

A inovadora produção conta a história de uma jovem, interpretada pela atriz Julia Lund, que tem sonhos intensos e angustiantes que remetem à infância marcada pelo incesto. O texto poético e voz em off é interpretada e narrada por Cibele Larrama, a psique da personagem. Esta se comunica a todo momento com seu inconsciente, transmitindo a asfixia interior de quem sofre a violência. “O espaço físico delimitado pela bolha me fez ter de alguma maneira a sensação de clausura e sufocamento vividos por essas crianças”, declara Julia.

A profunda pesquisa psicanalítica com auxílio da linguagem cinematográfica consegue aproximar o telespectador do secreto mundo do incesto. “Com os segredos revelados, esta violência fica mais visível, fazendo com que as pessoas atentem para esta dor. A arte, e não apenas a psicanálise, também pode curar”, diz Graça Pizá. A relação tempo-espaço das imagens no filme se aproxima muito dos mecanismos que a psicanálise utiliza para ouvir as fantasias, os desejos e os afetos, e tratar os pacientes.

O momento de virada no filme ocorre quando um jogo de luzes e cores reproduzem os “sonhos claros”, que dão lugar a novos pensamentos e desejos. A partir daí, a jovem se reinventa  e, ao sonhar com seu renascimento, enxerga o amor por si que estava perdido.

Sobre a psicanalista Graça Pizá

Psicanalista e mestre em Psicologia Clínica pela  PUC – RJ. Diretora da Clínica Psicanalítica da Violência – RJ. Diretora e roteirista do filme “A escuta do silêncio - o incesto através do olhar da criança em análise”. É autora do livro  “A violência silenciosa do incesto”, lançado na Bienal Internacional do Livro 2004 - São Paulo e  ganhador do Prêmio Jabuti-2005 na categoria Psicologia, Psicanálise e Educação. Pertence a “Lifetime Member of Ashoka Fellowship – International Professional Association of Public Entrepreneurs” e é artista plástica.

Para assistir

Afetosecretos será lançado simultaneamente em várias cidades do Brasil na última semana de agosto. Para saber mais informações sobre o filme e suas exibições, entre em contato através do site www.mniemeyer.com.br.

 

  Leia também  

Simpósio apresenta depoimentos de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de exploração e abuso sexual
Apoio institucional: Golden Cargo incentiva módulo de comunicação do Programa
Empresas signatárias aderem às oficinas In-Company
Ação Empresarial: Rodomodal realiza ações de formação e mobilização
Ação Empresarial: D’Granel adesiva ônibus de transporte de funcionários
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar