Programa Na Mão Certa

Eichenberg comemora sucesso na prevenção ao uso de drogas e álcool

O comprometimento com o Programa Na Mão Certa tem auxiliado empresas não só na luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas, mas também na melhoria da qualidade de vida de seus motoristas. Exemplo disso são as ações realizadas pelo Centro Logístico Eichenberg & Transeich na busca pela prevenção e erradicação do uso de drogas e álcool. Hoje, 100% dos caminhoneiros são alcançados pelo programa, que tem levado os índices de acidentes próximos ao nível zero, e tem sido um importante aliado na mobilização contra a exploração sexual.

Localizada em Porto Alegre (RS), a Eichenberg possui 14 unidades de operação no Brasil e outras três no Uruguai, Chile e Argentina. A empresa possui uma frota de 350 veículos, e agrega mais de 400 caminhoneiros. Desde 2004, a preocupação com o uso de drogas e álcool entre os motoristas tornou-se uma meta dentro da empresa. Naquele ano, a Eichenberg implantou o Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade (SASSMAQ) que, além de alertar todos os funcionários sobre os perigos do uso de drogas e álcool, implantou uma série de ações educativas e de mobilização, envolvendo caminhoneiros, suas famílias e as comunidades por onde passam.

“Em 2004, publicamos nossa política contra o uso de drogas e álcool no Manual do Motorista”, afirma a supervisora de qualidade da Eichenberg, Cristina Silva. “Desde então, não permitimos o uso de drogas ou bebidas alcoólicas dentro das dependências da empresa, e deixamos claro ao motorista que é terminantemente proibido seu uso, assim como de recursos para resistir ao sono, como barbitúricos e assemelhados”, completa. Segundo a supervisora, além de publicar a norma em todos os manuais, a empresa começou a desenvolver ações para conscientizar os motoristas. “Todos os anos realizamos eventos como palestras, campanhas educativas e blitze nas estradas. Buscamos o apoio e a participação da sociedade, das comunidades locais e dos familiares de nossos funcionários nessas ações, para perceberem como essas ações têm ajudado na redução do índice de acidentes de trânsito”, declara.

“O foco desse programa é disciplinar a conduta comportamental de nossos motoristas no exercício de sua função, deixando claro que ele é o elo entre a causa e o efeito do acidente, assim como de outras ações inadequadas”, reforça o gerente de frota da empresa, Jaílson Rosa. Segundo ele, desde o início das mobilizações, todos os motoristas passam por vários treinamentos antes de iniciarem suas atividades, entre eles, o treinamento de conscientização sobre uso de drogas e álcool. “Hoje, percebemos cada vez mais o interesse dos motoristas pelo programa, e isso é refletido no índice de infrações. 90% dos nossos caminhoneiros alcançam a meta máxima de qualidade e desempenho, o que tem levado nossos índices de acidentes a quase zero”, comemora.

Atuação fora do Brasil

Segundo a supervisora Cristina, as metas e ações realizadas com os motoristas brasileiros são reforçadas e levadas também para as unidades no Uruguai, Argentina e Chile. “Nossos parceiros fora do Brasil também atuam nesse programa, seguindo as determinações do Manual do Motorista e aplicando-as com seus caminhoneiros”, explica. “Além disso, realizamos blitze externas em datas aleatórias, tanto no Brasil quanto na nossa unidade de Buenos Aires, para fiscalizar e orientar nossos motoristas”, completa. De acordo com ela, independentemente da distância de casa e do local onde estão trabalhando, os caminhoneiros são lembrados sobre a importância de ter sempre disciplina, respeito e direção defensiva.

Integração com o Programa Na Mão Certa

Segundo o gerente de frota, Jaílson Rosa, desde que a empresa tornou-se signatária do Pacto Empresarial, em 2008, o debate sobre saúde e segurança tem sido reforçado. “Muitas vezes, o uso de drogas e álcool pelos motoristas leva a situações de exploração sexual de crianças e adolescentes. A adrenalina, a euforia, a perda de reflexos agregadas à sensação de estar longe de tudo e de todos levam o caminhoneiro a perder a noção de sua responsabilidade”, afirma. “Às vezes, o simples fato de estar em uma cabine, sem ninguém saber o que está acontecendo e quem está lá dentro, favorece essa situação de exploração sexual de crianças e adolescentes. Baseado nisso, buscamos conscientizar nosso motorista e fazê-lo pensar sobre o que ele pode fazer de errado quando está sob efeito de drogas e álcool”, reforça.

De acordo com Jaílson, as atividades relacionadas ao Programa Na Mão Certa dentro da empresa têm aproximado ainda mais os motoristas, gerando mais oportunidades para falar tanto sobre os problemas causados por drogas e álcool quando sobre os relacionados com a exploração sexual de crianças e adolescentes. “Temos incluído o problema da exploração sexual em debates, em eventos promovidos pela empresa, e em conversas informais, dentro da empresa e na estrada. O trabalho com os materiais do Programa Na Mão Certa também tem ajudado nessa aproximação e no diálogo constante com nossos motoristas”, completa.

 

  Leia também  

Programa Na Mão Certa e empresas signatárias comemoram o Dia de São Cristovão
Guia Especial para filhos de caminhoneiros
Começam os preparativos para o 3° Encontro Empresarial
Programa Na Mão Certa e PRF realizam encontro para criar rede de proteção da infância
Apoio institucional: Expresso Araçatuba e o engajamento contra a exploração sexual
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar