Programa Na Mão Certa

Arcor e o comprometimento com o Programa Na Mão Certa

Signatária do Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras desde outubro de 2006, a empresa Arcor é hoje uma das maiores apoiadoras do Programa Na Mão Certa. A empresa não possui frota de caminhões ou motoristas próprios, mas está presente no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas por reconhecer que tem importante papel na causa através da conscientização de todos os motoristas que a atendem e através do monitoramento do serviço prestado por cerca de 25 transportadoras.

A Arcor participou ativamente da formulação do Programa Na Mão Certa. Envolvida com a causa antes mesmo do lançamento do Programa, a empresa, junto com o Instituto Arcor Brasil, ajudou a pensar o modelo que hoje é aplicado e multiplicado. “Desde o início, a Arcor do Brasil e o Instituto Arcor Brasil consideraram que era de sua responsabilidade participar ativamente do Programa na Mão Certa, mobilizando outras empresas, sensibilizando outros parceiros, porque entendem que a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias é um crime que deve ser eliminado para sempre”, afirma o diretor-geral da empresa, Sergio Asís. “A Arcor do Brasil e o Instituto Arcor Brasil estão plenamente identificados com os propósitos do Na Mão Certa e consideram, portanto, que é sua responsabilidade difundir os conceitos e ações do Programa a todos seus parceiros”, completa.

Ações

Desde o início, a Arcor divulga em todos seus veículos de comunicação o compromisso e os objetivos do Programa. Todos os 4 mil empregados internos da empresa, assim como os quase 1 mil contatos institucionais, recebem periodicamente notícias do Programa, através dos boletins eletrônicos. A Arcor também divulga as iniciativas de enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes através de relatórios sócio-ambientais anuais e da revista corporativa Tempo de Encontro, bilíngüe e com tiragem de 18 mil exemplares.

A Arcor também é um dos principais apoiadores financeiros do Programa Na Mão Certa. Desde 2007, a empresa apóia o Projeto de Educação Continuada, apoio que inclui o desenvolvimento do material de capacitação de multiplicadores, assim como a coleção de Guias Na Mão Certa para caminhoneiros. “Ações como essas são importantes para o Grupo Arcor, pois contribuímos para a melhoria nas condições de vida de crianças e adolescentes brasileiros”, afirma Célia Aguiar, diretora do Instituto Arcor Brasil. “Apoiamos projetos educativos, através dos programas administrados pelo Instituto Arcor Brasil, que desenvolvem ações que têm como alvo preferencial crianças e adolescentes. Apoiar o Programa Na Mão Certa vai ao encontro do propósito da companhia”, ressalta ela.

Em 2008, a Arcor, que também se prontificou a ser uma empresa piloto do Programa Na Mão Certa, constituiu um comitê interno, composto por profissionais das áreas de logística, transporte, comunicação, recursos humanos, programas sociais e projetos especiais. Este comitê se reúne uma vez por mês com consultores do Programa, a fim de debater o plano de implantação do Programa, trocar experiências e pensar novas formas de trabalhar e divulgar o Programa Na Mão Certa entre as transportadoras e os distribuidores dos produtos da empresa.

Em 2009, a empresa desenvolveu importantes iniciativas na mobilização de sua cadeia de transportes. O primeiro passo foi trabalhar para que mais de 80% das transportadoras que a atendem se engajassem no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes, tornando-as também signatárias do Pacto Empresarial. A segunda ação aconteceu de forma complementar, em julho, quando a empresa realizou um módulo do Ciclo de Workshops Regionais no formato In Company, com o objetivo de formar pontos focais e multiplicadores nessas novas signatárias. O grande diferencial desta iniciativa foi o fortalecimento do papel do embarcador contratante, que atua como promotor e facilitador destas capacitações. As empresas de transporte signatárias convidadas receberam gratuitamente as capacitações e os materiais para seus colaboradores treinados.

Ainda em 2009, estão previstos novos passos que darão continuidade à implantação do Projeto de Educação Continuada nas empresas da cadeia de transportes que, seguindo o modelo das oficinas, também serão patrocinadas pela Arcor.


Sobre a empresa

A Arcor é hoje uma das maiores empresas da América Latina, com 41 unidades fabris em cinco diferentes países. Fundada na década de 50 na Argentina, a empresa teve a primeira fábrica instalada no Brasil em 1981. Atualmente, o Grupo Arcor no Brasil conta com mais de três mil colaboradores. Fabrica mais de 200 itens em cinco unidades em São Paulo , Minas Gerais e Recife. A empresa é líder no segmento de produção de balas, tem expressiva presença no mercado de chicles e é a maior exportadora de guloseimas do Brasil, vendendo para mais de cem mercados, entre os quais China, Estados Unidos, países da América Latina, do Leste Europeu e da África. Toda a distribuição de produtos da Arcor é feita por cerca de 25 transportadoras.

 

  Leia também  

Editorial: A polêmica decisão do STJ
Ciclo de Workshops Regionais chega ao nordeste
Programa Na Mão Certa participa do 9º Seminário Nacional de Transportes e Manuseio de Produtos Perigosos
Ação Empresarial: Gerdau realiza ação interna e leva Programa a transportadora parceira
Ação Empresarial: Mira Transportes promove palestra com motoristas
OIT discute exploração sexual de crianças e adolescentes na região norte e Pan-Amazônia
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar