Programa Na Mão Certa

Vobeto Transportes e Camargo Corrêa Cimentos promovem Semana Na Mão Certa

Entre os dias 23 e 27 de março, as signatárias Vobeto Transportes e Camargo Corrêa Cimentos, através de uma ação conjunta, promoveram a I Semana Na Mão Certa no município de Bodoquena (MS). O evento, dedicado a caminhoneiros, funcionários e terceirizados, também contou com a participação da comunidade local.

Atividades recreativas, ações de prevenção da saúde e da segurança nas estradas e a mobilização de todos sobre a gravidade da exploração sexual de crianças e adolescentes estiveram no cronograma. No total, cerca de 600 pessoas foram alcançadas.

Segundo o coordenador do evento pela Camargo Corrêa, Eduardo Rezende, o principal objetivo da Semana foi a mobilização dos caminhoneiros, contratados e terceirizados, que atendem à empresa. “Buscamos educar os caminhoneiros que são ou podem vir a ser clientes da exploração sexual de crianças e adolescentes, para que eles se tornem agentes de proteção e parceiros nas ações de enfrentamento a esse grave problema”, afirma.

Cartilhas, camisetas, faixas e folders com conteúdo e linguagem apropriados foram distribuídos aos participantes durante os cinco dias de evento. Profissionais das áreas de saúde, assistência social e defesa dos direitos da infância e da adolescência no município foram convidados para ministrar palestras sobre abuso e exploração sexual, gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis e o Estatuto da Criança e do Adolescente. “Também teve destaque a apresentação de documentários com relatos de mulheres que, durante a infância ou adolescência, foram abusadas e exploradas sexualmente”, ressalta Rezende.

Além das palestras, a semana contou com diversas atividades para os caminhoneiros, como medição de pressão arterial, calculo do índice de massa corporal, corte de cabelo, jogos, brincadeiras, sessão de cinema, ginástica laboral e seções de massagem relaxante. Com o apoio de motoristas e demais colaboradores, foi feita uma blitz no principal trevo da cidade. Através dela, aproximadamente 100 motoristas foram abordados, conscientizados sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes e instruídos sobre como evitar e denunciar o crime.

Durante a seção de cinema, 200 alunos da rede estadual de ensino foram convidados para conhecer o programa e assistir ao filme Anjos do Sol. “Com a realização deste evento conseguimos gerar, divulgar e compartilhar informações de forma a educar os caminhoneiros e todos aqueles que possam cometer exploração ou abuso sexual de crianças e adolescentes. Além disso, conseguimos atuar diretamente com parte dos adolescentes de Bodoquena de maneira preventiva, alertando-as sobre os riscos e perigos”, completa Rezende.

 

  Leia também  

Programa Na Mão Certa inicia Gestão Participativa
Presidente da FenaPRF fala sobre mudanças e desafios do novo programa da Polícia Rodoviária Federal
Programa é apresentado em simpósio pela igualdade de gênero
Childhood forma 750 profissionais em defesa da criança e do adolescente
Uma em cada três denúncias que chegam ao Ligue 100 é de violência sexual
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar