Programa Na Mão Certa

Signatárias podem ajudar projeto Lua Nova com materiais descartados

A ONG Associação Lua Nova está aceitando doações de materiais descartados, como banners, tecidos e lonas de caminhão. O destino do material é o programa Brindes da Lua, uma alternativa de geração de renda para jovens mães em situação de risco. A proposta do programa é, através do artesanato, oferecer às jovens perspectivas de melhoria de vida, desenvolver propostas criativas de geração de renda, e evitar que seus filhos caiam em um ciclo de pobreza e vulnerabilidade.

Com o programa, as jovens mães conseguem renda mensal de 200 a 500 reais. “É uma prática que visa alterar radicalmente a atenção e valores atribuídos pela sociedade aos resíduos de seus processos produtivos, sobretudo quando esta intervenção tem um caráter artístico e educativo”, afirma Raquel Barros, coordenadora da ONG. “Trata-se da arte enquanto ação transformadora, esforço criativo capaz de converter valores negativos em positivos, seja do ponto de vista ético, estético, ambiental ou comercial”, completa.

O programa existe há um ano e meio e utiliza materiais doados, principalmente, por indústrias têxteis, confecções e fabricantes de artigos de EVA. O desafio atual, segundo Raquel, é o aproveitamento de novos materiais, como lonas de banner, lonas de caminhão e retalhos de neoprene. “Estamos buscando a doação destes materiais para poder dar continuidade ao projeto e desenvolver uma nova linha de produtos. As empresas interessadas podem nos ajudar doando qualquer material citado ou oferecendo ajuda voluntária, compartilhando seu conhecimento e nos ajudando a aprimorar o trabalho com as jovens”, completa.

Sobre a Lua Nova

Criada em 2000, em Sorocaba (SP), a ONG Lua Nova dedica-se à inserção social de meninas e jovens mulheres com histórico de dependência química e que, de alguma maneira, sofreram com a violência e com a exploração sexual. O diferencial da ONG está no atendimento das jovens sem que haja o afastamento dos filhos, garantindo moradia, alimentação, assistência médica, psicológica e educacional aos dois. Atualmente, a Lua Nova possui índice de sucesso de 70%, o que representa dezenas de meninas reabilitadas, capazes de cuidar de si mesmas e de sua nova família. Através de nove projetos distintos, a ONG realiza ações de geração de renda, trabalho e desenvolvimento comunitário, proporcionando o fortalecimento do vínculo materno, o resgate da auto-estima e do espaço social.

Atualmente a Lua Nova atende 50 mães e seus filhos na residência, 26 jovens no projeto Criando Arte, 12 na Empreiteira-escola, 12 na padaria Lua Crescente e 60 no projeto Gerações, onde está o projeto Brindes da Lua.

Empresas e voluntários interessados em ajudar, doando materiais e/ou com apoio técnico, podem entrar em contato com o escritório da ONG em Sorocaba pelos telefones (15) 3232.7567 ou (15) 3234.5976, pelo e-mail marketing@luanova.org.br ou no endereço Rua Coronel José de Barros, 47, Sorocaba (SP).

 

  Leia também  

Violência sexual atinge crianças e adolescentes indígenas
Dia Mundial contra a Exploração Sexual
Ação social: Votorantim Cimentos forma primeira turma de Motoristas Cidadãos
Ação empresarial: Gafor adota boletim para mobilizar colaboradores
CPI da Pedofilia começa a apurar denúncias de abuso em Catanduva
De olho no assunto - resumo das principais notícias

 

Voltar